PUBLICIDADE
InícioCANAISMEIO AMBIENTEPopulação de Guarulhos precisa mudar comportamento em relação aos córregos

População de Guarulhos precisa mudar comportamento em relação aos córregos

Publicado em
PUBLICIDADE

A Sabesp, empresa estadual responsável pelo fornecimento de água e pela coleta e tratamento de esgotos em Guarulhos, está construindo os chamados “coletores-tronco”, para levar os esgotos recebidos das residências e comércios até as estações de tratamento, construídas em gestões anteriores, mas que ocupam de forma mínima sua capacidade, por falta dos coletores-tronco. Esse trabalho, entretanto, ainda demora a ser concluído. Enquanto isso, esgotos ainda são despejados em córregos e rios. E há, ainda, os esgotos que, em vez de ir para a rede adequada, são jogados nas galerias de águas pluviais e acabam indo para os córregos.

Foto: Córrego dos Japoneses, no trecho em que passa no Jardim São Roberto

Outro problema, porém, pode ser sensivelmente amenizado com mudança de hábitos pela população. É errado pensar que o que se joga nos córregos esteja “indo para fora”. O Planeta Terra é onde vivemos: não existe o lado “de fora”. As famílias precisam se conscientizar que lixo é para ir para o lixo e não para as ruas, nem para os córregos. E tudo que for reciclável deve ir para a Coleta Seletiva, que já passa em todos os bairros da cidade.

 

Para essa mudança de comportamento, é necessário haver uma forte campanha de esclarecimento, a começar pelas escolas, para que as crianças cresçam com uma nova mentalidade e, se possível, ajudem a corrigir hábitos nocivos dos adultos que não tiveram a oportunidade de adquirir consciência ambiental. Essa é uma tarefa de todos os níveis de governo, dos veículos de comunicação e todas as pessoas, de forma geral.

Valdir Carleto

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE