PUBLICIDADE
InícioCIDADERoteirista guarulhense de cinema fala sobre sua carreira e próximos projetos

Roteirista guarulhense de cinema fala sobre sua carreira e próximos projetos

Publicado em
PUBLICIDADE

Em colaboração com o Click Guarulhos, o ator Alessandro Nazareth, que participa do filme “Minhas mãos”, entrevistou o roteirista Ayrton Battista, que escreveu e coproduziu a obra neste ano. Ambos são radicados em Guarulhos, cidade onde “Minhas mãos” foi ambientado.

Conte-nos sobre suas experiências que acredita terem moldado suas escolhas na vida.

 

Cresci dentro de salas de cinema e passei a ser apaixonado por filmes. No início da minha juventude, apesar de morar em Guarulhos, fiz parte do Clube do 16mm de São Paulo, no bairro do Ipiranga, onde todo sábado um membro do clube levava um filme para exibir no seu próprio projetor, para um público de cinéfilos. Com 22 anos, eu me tornei projecionista do Grupo Paris filmes. Depois de fazer parte de algumas religiões orientais, estudei Ving Tsun com Leo Imamura, discípulo de Moy Yat, que tinha sido discípulo e braço direito de Yip Man, o lendário mestre de Bruce Lee. Em 1998 fui diplomado mestre. Dediquei-me ao alpinismo e foi instrutor de escalada em gelo e guia de alta montanha na Bolívia, para pessoas de diversas partes do mundo.

Como começou a escrever roteiros?

Fui incentivado por minha professora de teatro, que me emprestava peças de grandes dramaturgos americanos, como Tennessee Williams, Eugene O’Neill e Arthur Miller. Mas o meu “pai” literário foi mesmo Edgard Allan Poe, com quem aprendi realmente a gostar de escrever.

Como foi o início da carreira como roteirista?

Em 2019 um roteiro meu ficou entre os três finalistas de um concurso do FICC-Festival Internacional de Cinema. Por causa disso, fui convidado por uma produtora de São Paulo para escrever uma minissérie sobre Wall Street, que seria rodada em Nova Iorque. Esse trabalho não chegou a ser realizado, mas através dele conheci um diretor que viu meu roteiro “Minhas Mãos” e decidiu produzi-lo.

Pode falar um pouco sobre esse filme?

É a história de um jovem boxeador negro em conflito entre o ringue e a religião. Seu treinador é um homem ferido no corpo e na alma, que espera usar o jovem como o seu avatar em um mundo do qual ele não consegue se libertar.

Por que decidiram rodar o filme em Guarulhos?

Primeiro porque Guarulhos é a minha cidade, segundo porque o Coliseu Boxe Center, do Sr. Willian Paiva, ofereceu toda a estrutura.

Qual foi a cena mais difícil de fazer?

A luta final no ringue. Eu tive apenas um dia para coreografar e filmar, e tudo isso com uma plateia esperando. Mas, no fim, o resultado ficou muito bom.

Quais outros filmes tiveram roteiros escritos por você?

Escrevi um filme para Dedé Santana, um dos heróis da minha infância, que está para sair. Tenho outros roteiros nas mãos de diferentes produtores e diretores, tanto dramas como filmes de ação.
Quantos livros tem publicados?

Tenho seis livros publicados no formato eBook, nos gêneros de ficção de aventura e drama psicológico.

Seus livros retratam personagens universais, que buscam uma bondade perdida e acreditam que deva ser restaurada. Há algum deles que deseja transformar em filme?

Pelo menos três deles foram concebidos primeiro como roteiros e acredito que possuem um enorme potencial para se transformarem em filmes de sucesso. Um deles é “Bravewater”, uma aventura, sobre os riscos da contaminação dos rios e da água potável no nosso planeta.

Guarulhos é um bom lugar para se fazer filmes?

Eu não tenho dúvida que sim. Encontrei excelentes profissionais aqui e gostei de trabalhar com eles, como você, que conheci na produção desse filme que rodamos. E agora, com o estúdio da Endemol, Guarulhos terá o maior complexo audiovisual da América Latina.

Quais seus próximos projetos?

Tenho uma dúzia de roteiros de ação muito bons e uma dúzia de ótimos diretores e produtores interessados. Então, é uma questão de oferta e demanda. Escrevo também em inglês e foco no mercado internacional, porque é o futuro.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE