PUBLICIDADE
InícioCIDADEGovernador entrega obra de 3 km da canalização do rio Baquirivu

Governador entrega obra de 3 km da canalização do rio Baquirivu

Publicado em
PUBLICIDADE

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) esteve na manhã desta quarta-feira, 30/8, em Guarulhos, fazendo algumas vistorias, acompanhado do prefeito Guti (PSD) e de diversos membros de sua equipe, como a secretária de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, e dirigentes do DAEE, bem como de secretários municipais, como o de Governo, Edmilson Americano; de Meio Ambiente, Thiago Surfista; de Obras, Francisco Carone; da Chefia de Gabinete, Maurício Segantin; e o vice-prefeito e secretário da Cultura, Prof. Jesus. Presentes também o deputado estadual Jorge Wilson Xerife do Consumidor e os ex-deputados Jorge Tadeu Mudalen e Gileno; vereadores Sandra Gileno, Karina Soltur, Romildo, Weliton Bezerra e Luiz da Sede.

Na lateral da estação Aeroporto da CPTM, o governador e o prefeito procederam ao descerramento da placa inaugural da segunda fase da obra de canalização do rio Baquirivu-Guaçu. Essa parte, realizada pelo Estado, tem três quilômetros e consumiu R$ 109 milhões de recursos. A obra tem por objetivo evitar as enchentes que têm vitimado as famílias que residem em todo o entorno do rio, desde o limite com Arujá, até proximidades da via Dutra. No final da década de 1990, o Estado financiou a retificação do Baquirivu em Arujá, o que fez com que aumentasse a velocidade das águas no município vizinho e, quando chegam a Guarulhos, encontram resistência, provocando enchentes e danos a moradias, além dos transtornos à mobilidade urbana. No trecho de Guarulhos, a primeira fase, de 2,7 quilômetros, foi feita em 2019, quando o DAEE canalizou o rio entre a foz, quando ele deságua no rio Tietê, e a avenida Natália Zarif, próximo ao Parque Cecap.

 

Agora, o DAEE revitalizou as margens e ampliou a estrutura de escoamento do canal, de oito metros para 21 metros em termos de largura e quatro metros na profundidade. Agora, a vazão suportada passa de 90 mil litros por segundo para até 250 mil litros por segundo.

O restante da obra, desde as proximidades da estação Aeroporto até Bonsucesso, estão sendo feitas pela Prefeitura, com recursos obtidos do governo federal. Para isto, o Município precisava de licença da Cetesb, que foi entregue ao prefeito pelo governador na solenidade.

“A conclusão da obra de canalização do rio Baquirivu-Guaçu é uma conquista importante para a gestão ambiental de São Paulo e reforça nosso comprometimento em ações que visam à resiliência hídrica do Estado, realizadas sempre em diálogo e parceria com os municípios”, destacou a secretária Natália Resende.

“O canal está praticamente com a vazão triplicada. É uma obra de saneamento e de contenção de cheias que vai fazer a diferença, porque vai livrar as pessoas do sofrimento que é perder tudo a cada enchente. Uma obra como esta devolve paz para as pessoas”, afirmou Tarcísio.

OBRAS DE MOBILIDADE

O prefeito Guti enumerou visitas que fez a Tarcísio de Freitas, então ministro de Infraestrutura, para levar reivindicações da cidade, e elogiou a receptividade que obteve, destacando a questão do trevo de Bonsucesso. Afirmou que estava previsto no plano da nova concessão da rodovia Presidente Dutra o prazo de cinco anos para obras de complemento do trevo. E que, diante de sua defesa de apressamento desses serviços, o ministro garantiu que o prazo seria reduzido para dois anos.

Na visita que fez ao trevo, o governador reafirmou a promessa de que em março de 2024 as obras do trevo estarão concluídas, assim como as de extensão do Complexo Jacu-Pêssego, para facilitar o acesso da Zona Leste ao Aeroporto e para criar mais uma travessia de um lado para outro da Dutra, nas imediações do antigo centro de distribuição da Riachuelo, o que deve desafogar parte significativa do fluxo de veículos no trevo de Bonsucesso. A obra será tocada pela concessionária CCR

Tarcísio também se referiu ao Aeromóvel, ligação sobre trilhos que está sendo construída entre a estação Aeroporto e os terminais de passageiros. Citou que a solução foi definida quando estava no Ministério. Mostrou-se satisfeito com o andamento da obra e comentou que isso o anima a cogitar a extensão da linha férrea até Bonsucesso e Pimentas.

Tendo o prefeito Guti falado sobre a promessa da chegada do Metrô a Guarulhos, que, se cumprida, será a primeira cidade além da Capital a ter o equipamento, o governador reafirmou que seu governo envidará todos os esforços para agilizar as obras da linha 2 (Verde), que estão atualmente na região de Vila Carrão, o que representa 20% do total. Citou a aquisição de uma nova tuneladora para abrir caminho para que a linha chegue à Penha e em seguida a Guarulhos. O projeto prevê que o Metrô tenha estação próxima ao bairro da Ponte Grande e a final em área vizinha ao Internacional Shopping. Tarcísio confundiu-se e citou como estação final o Bosque Maia, que, na verdade, será o terminal de outra linha projetada do Metrô, a 19-Celeste, que terá início no Anhangabaú e passará pela Zona Norte.

SAÚDE

Uma notícia importante não apenas para Guarulhos, mas para toda a população do Estado, refere-se à área da Saúde, e foi anunciada pelo deputado Jorge Wilson, líder do governo na Assembleia Legislativa. Em reunião com dirigentes de Santas Casas de todo o Estado, e diante da situação calamitosa em que vivem os hospitais comunitários devido aos valores ínfimos que o SUS paga pelos procedimentos médicos, Tarcísio resolveu criar a Tabela SUS Paulista, aplicando 400% de reajuste sobre a tabela federal. O prefeito Guti agradeceu ao governador por essa decisão.

“MERCHAND” GRATUITO

Entre os populares que compareceram à solenidade estavam Nélio Ongarato e Ivonete Chagas, a “Neguinha”, notórios apoiadores do ex-presidente Bolsonaro e do governador Tarcísio e casal proprietário da Costelaria Ponto Ka, no Jardim Maia. Durante o discurso de Guti, ele citou que o governador havia dito que estava com saudades “da comida da Neguinha”. Em sua fala, Tarcísio reafirmou os elogios à culinária do restaurante e o recomendou a quem não o conhecesse. Ainda brincou: “Merchand de graça”, complementando que espera um momento calmo para ir almoçar

Fotos: Valdir Carleto e Fernando Nascimento/Governo de SP

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE