PUBLICIDADE
InícioDESTAQUEInstituto Federal prorroga inscrições para 120 vagas em cursos técnicos gratuitos em...

Instituto Federal prorroga inscrições para 120 vagas em cursos técnicos gratuitos em Guarulhos

Publicado em
PUBLICIDADE

Foram prorrogadas, até 10 de setembro, as inscrições para o processo seletivo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). São ofertadas 6.485 vagas, em 37 campi, no processo seletivo para cursos técnicos para ingresso no primeiro semestre de 2024. Do total de vagas, 3.840 são para cursos técnicos integrados, e 2.645 para cursos técnicos concomitantes ou subsequentes ao ensino médio.

As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas exclusivamente pelo endereço eletrônico processoseletivo.ifsp.edu.br.

 

Cada candidato deve optar por um único curso e campus onde pretende estudar.

A seleção será por meio de prova, nas disciplinas de Português e de Matemática, cuja aplicação ocorrerá presencialmente no dia 22 de outubro, na cidade onde o candidato escolher estudar.

Para realizar a inscrição, há a cobrança de uma taxa de R$ 50 (para os cursos técnicos integrados) e R$ 20 (para os concomitantes ou subsequentes). O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até o dia 11 de setembro, seja por PIX, Cartão de Crédito ou GRU. O prazo se estende também para quem se inscreveu anteriormente e não efetuou o pagamento.

As informações sobre o novo cronograma estão disponíveis na Errata nº 02.

Quem pode fazer cursos técnicos integrados?

Os candidatos aos cursos técnicos integrados ao ensino médio devem ter concluído, até o ato da matrícula, o ensino fundamental (9º ano ou antiga 8ª série) ou equivalente. Nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, o candidato cursará tanto o ensino médio quanto o ensino técnico no IFSP.

O que são cursos técnicos concomitantes e subsequentes e quem pode fazer?

Os cursos técnicos concomitantes ao ensino médio são aqueles em que o estudante cursa apenas o ensino técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, estar matriculado no 2º ou no 3º ano do ensino médio em outra escola.

Os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio são aqueles em que o estudante cursa apenas o ensino técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, ter concluído o ensino médio.

No IFSP, 50% das vagas de todos os cursos são reservadas para estudantes oriundos do ensino público brasileiro. As ações afirmativas também contemplam candidatos que possuem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, e candidatos com deficiência.

Para conferir todas as informações sobre o processo seletivo, leia o Edital nº 449/2023 e acesse www.ifsp.edu.br/ps2024.

IFSP – Campus Guarulhos 120 vagas

Av. Salgado Filho, 3501 – Vila Rio de Janeiro – Guarulhos – SP

CURSO TÉCNICO CONCOMITANTE/SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO

(Pré-requisito: cursando o 2º ou 3º ano ou conclusão do Ensino Médio)

Técnico em Automação Industrial – 3 semestres – Noturno – 40 vagas

CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

(Pré-requisito: Ensino Fundamental Completo)

Técnico em Informática – 4 anos – Vespertino – 40 vagas

Técnico em Mecatrônica – 4 anos – Vespertino – 40 vagas

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE