PUBLICIDADE
InícioCIDADEEm 1º de outubro haverá eleição para os Conselhos Tutelares

Em 1º de outubro haverá eleição para os Conselhos Tutelares

Publicado em
PUBLICIDADE

A eleição do Conselho Tutelar 2023 em Guarulhos será no dia 1º de outubro, domingo. Conta com a participação de 129 candidatos, divididos em sete regiões: Bonsucesso, Centro, Cumbica, Pimentas I, Pimentas II, São João e Taboão. Serão escolhidos 35 representantes e a contabilização dos votos tem início logo após o final da votação, às 18h.

O voto é facultativo, mas é importante a participação dos eleitores conscientes, para evitar que sejam eleitas pessoas que não têm compromisso com os direitos e necessidades das crianças e adolescentes. Cuidado com votos direcionados por grupos políticos ou religiosos. O regulamento da eleição veda a interferência de interesses alheios aos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

É expressamente proibida a realização de boca de urna, bem como é proibido o transporte de
eleitores, gerando a impugnação do candidato beneficiado por tais práticas, bem como a
responsabilização do eleitor que exercer essa prática.

“Essa votação é muito importante para a cidade. Vamos escolher os profissionais que irão zelar pelo bem-estar das nossas crianças e adolescentes pelos próximos anos”, afirmou Fábio Cavalcante, secretário de Desenvolvimento e Assistência Social.

Cada eleitor só poderá votar uma única vez, em sua respectiva zona eleitoral. A lista de candidatos com nome, foto e número pode ser acessada pelo link bit.ly/CandidatosCTGRU2023 e a de locais de votação em bit.ly/LocaisVotacaoCT2023. Veículos de comunicação que queiram entrevistar algum candidato precisam abrir a mesma oportunidade a todos os outros, o que inviabiliza a divulgação de um ou outro candidato, pois seria impossível abrir espaço para todos.

A tabela de locais tem duas colunas: na coluna da esquerda constam as escolas onde as
pessoas normalmente votam em eleições gerais, e na coluna da direita constam as escolas nas quais
as pessoas deverão votar na Eleição do Conselho Tutelar.

É imprescindível atentar para a lista dos locais de votação, porque algumas escolas estão citadas como fazendo parte de região diferente da que geralmente os eleitores estão acostumados. Quem vota no Parque Cecap, por exemplo, costuma classificar como sendo região Centro, por fazerem parte da Zona Eleitoral 176. No entanto, na lista de locais de votação as escolas do Cecap e outras relativamente centrais constam como sendo da região Taboão. No ato de votação será possível escolher até cinco candidatos para qualquer uma das regiões da cidade, não apenas onde o votante reside.

Poderão votar os eleitores devidamente inscritos e aptos ao exercício do voto na Justiça Eleitoral, circunscritos no município de Guarulhos e que regularizaram a situação eleitoral até o dia 30 de junho de 2023.

É necessário estar munido de título de eleitor e documento com foto.

Em caso de dúvidas sobre o processo ou para obter mais informações entre em contato com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente pelo telefone (11) 2425 4288 ou pelo e-mail cmdcaguarulhos@gmail.com.

A página https://www.guarulhos.sp.gov.br/conselhotutelar23 reúne todas as informações e links úteis.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE