PUBLICIDADE
InícioCIDADEBiblioteca Mais Bonita inaugura segunda unidade em Guarulhos

Biblioteca Mais Bonita inaugura segunda unidade em Guarulhos

Publicado em
PUBLICIDADE

Um ambiente vibrante e acolhedor. É assim pode ser descrita “A Biblioteca Mais Bonita”, iniciativa cultural que está inaugurando sua segunda unidade em Guarulhos. A abertura acontece no próximo sábado (16), às 8h30, com café da manhã e apresentação do coral de alunos da Escola Estadual Professor José da Costa Boucinhas.

Com capacidade para atender mais de 500 estudantes por ano, o colégio está localizado no bairro Jardim Cumbica, periferia do município paulista, está inserido no Programa de Ensino Integral (PEI), e pertence à Diretoria de Ensino – Região de Guarulhos Sul.

 

A diretora June Regiane do Amaral relembra que a proposta de construção da “A Biblioteca Mais Bonita” foi apresentada em 2019, quando ela e sua equipe estavam em busca de uma identidade cultural de transformação do ecossistema estudantil. “Depois de meses de muito trabalho, o local está espetacular. A comoção tomou conta de todos pelo carinho em cada detalhe e pelo significado que essa iniciativa representa à nossa comunidade Biblioteca Mais Bonita inaugura segunda unidade em Guarulhos escolar”, enfatiza.

Desenvolvido pelos arquitetos Carolina Felipe e Isaac Trindade, o projeto da “A Biblioteca Mais Bonita No 2” destaca-se por sua abordagem única. O ambiente quebra os padrões de uma biblioteca convencional – geralmente formada por muitas prateleiras, mesas e cadeiras – além de utilizar, ao máximo, materiais reciclados. Inspirada na temática marítima que é característica de sua promotora, a Associação A História Mais Bonita, o espaço é moderno e confortável, contando com uma grande estante que simula ondas do mar. A área versátil permite diálogos, workshops e vivências.

“A Biblioteca Mais Bonita No 1” foi entregue em outubro de 2021, para a Escola Estadual República da Venezuela II, no bairro Jardim Arapongas, também em Guarulhos (SP). Na época, a execução contou com suporte financeiro de empresas, Pessoas Físicas e do apresentador Fabio Porchat.

Segundo Valéria Albuquerque, fundadora d’A História Mais Bonita, a seleção dos locais atendidos segue critérios de carência de recursos e potencial de transformação positiva. Ela destaca o caráter participativo em todo o processo, como as doações que formaram o acervo e possibilitaram a pintura, enquanto a marcenaria foi financiada pela escola. “A maior parte dos recursos financeiros vieram de bazares beneficentes e da venda de tampas plásticas, lacres e embalagens de alumínio”, explica.

Sobre a Associação A História Mais Bonita

A História Mais Bonita é uma entidade sem fins lucrativos, laica e apartidária, fundada em março de 2016, na cidade de Guarulhos, em São Paulo. Sua fundadora, Valéria Albuquerque, é servidora pública, mãe e dona de casa, que sempre nutriu a paixão por contar histórias, visando proporcionar momentos inspiradores principalmente para crianças em tratamento médico. O ponto de partida para essa jornada foi um encontro especial no hospital, quando Valéria conheceu um garoto de sete anos com uma doença crônica renal e um estado depressivo. Com livros e muita imaginação, o menino respondeu de forma surpreendente, conseguindo escapar temporariamente de sua realidade complexa. Essa comovente história ganhou destaque, gerando engajamento e motivando a estruturação de uma associação sem fins lucrativos. Hoje, o grupo executa diversos projetos, dentre eles, “A Biblioteca Mais Bonita”, que objetiva a construção de espaços multiuso focados em leitura e narração de histórias em escolas públicas. Esses ambientes, especialmente projetados, incentivam o amor pela leitura desde cedo. Quer conhecer mais sobre esse movimento transformador? Acesse www.ahistoriamaisbonita.com e descubra como cada página virada faz a diferença na vida de muitas pessoas.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE