PUBLICIDADE

Espetáculo Pipo e Fifi da Cia Truks faz alerta sobre abuso infantil

Você sabia que duas em cada cinco crianças sofre, ou já sofreu, algum tipo de abuso sexual no Brasil?

Referência nacional na arte do teatro de animação e de bonecos, a Cia Truks faz o alerta sobre o importante e necessário tema do abuso sexual, de forma poética, com humor e fantasia. Dentro do projeto O Encantador Mundo dos Bonecos – Pronac 191385 e com patrocínio da Ecorodovias, através da lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal União e Reconstrução, as apresentações da peça Pipo e Fifi acontecem entre 18 e 21 de setembro em escolas de Guarulhos, Itaquaquecetuba, São Vicente e Santos.

 

“Com este espetáculo, fazemos um alerta – é preciso entender os sinais e impedir que a violência sexual contra as crianças se consume ou continue. Oferecemos um bom escudo para que as crianças aprendam como e saibam que podem sim, se defender dos abusos”, alerta O diretor Henrique Sitchin.

O espetáculo faz uma transcrição, para os palcos, da obra literária de mesmo nome, da premiada autora Caroline Arcari. A peça é uma importante ferramenta de proteção para os pequenos, explicando às crianças, a partir dos 3 anos de idade, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas. De forma simples e descomplicada, ensina a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando para as crianças caminhos para a proteção contra abusos sexuais.

“Em Pipo e Fifi, ousamos tratar de um tema tão difícil e delicado, porém com a mesma magia que o nosso teatro vem oferecendo ao público durante mais de três décadas”, diz Sitchin.

Sobre a Cia Truks

A Cia. Truks foi criada em 1990, e desde então apresenta seus espetáculos de repertório em teatros, escolas, instituições ou espaços alternativos de todo o Brasil. A Cia participa de mostras e festivais de teatro e teatro de animação em países do exterior, e em eventos e congressos vinculados à educação e à cultura. Paralelamente, ministra cursos e oficinas sobre o teatro para crianças, técnicas de animação de bonecos, objetos e figuras, além de cursos sobre procedimentos dramatúrgicos. O grupo é referência nacional na arte do teatro de animação, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil.

Recebeu os principais prêmios do segmento: o Mambembe, do Ministério da Cultura; o APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte; o Coca Cola de Teatro Jovem; o Teatro Cidadão, da Prefeitura de São Paulo, e o Estímulo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, entre outros. Coordenou o centro de estudos e práticas do teatro de animação de São Paulo, espaço de referências desta linguagem artística, em projeto da prefeitura do município, entre 2002 e 2012. Todas as peças do grupo podem ser encontradas no site: www.truks.com.br.

FICHA TÉCNICA

TEXTO – Caroline Arcari. ADAPTAÇÃO – Henrique Sitchin. DIREÇÃO – Henrique Sitchin e Gabriel Sitchin. ELENCO – Aguinaldo Rodrigues, Stefany Araújo, Michelle Racanelli e Thais Rossi. MÚSICAS – Yuri de Francco. CENOGRAFIA E BONECOS –
Cia. Truks. PRODUÇÃO GERAL – Adryela Rodrigues | Sendero Cultural.

PIPO E FIFI NO MUNDO

Pipo e Fifi no Mundo

O livro Pipo e Fifi já teve mais de 100 mil cópias distribuídas no Brasil. A autora, Caroline Arcari, já viajou para outros países, realizando projetos, formações aos profissionais e atendimento às crianças:

  • Inglaterra (Londres) em parceria com a Lawrs e Casa do Brasil.
  • Portugal (Beja | Albufeira) em parceria com a Praça.
  • Espanha (Madrid) em parceria com o Consulado Brasileiro.
  • Cabo Verde (Praia) em parceria com a Unicef, Acrides e ICCA.
  • Estados Unidos (Nova York | Nova Jersey) em parceria com a Mantena Global Care.

Todas as peças do grupo podem ser encontradas no site: www.truks.com.br

Abaixo a relação de cidades onde acontecerão as apresentações.

Em Guarulhos – 18/9 – às 10h30 e 14h30 | Guarulhos
EPG Pixinguinha
Rua Três, 140 – Jardim dos Olivas
CEP 07263-520 – Guarulhos/SP

19/9 – às 10h e 14h | Itaquaquecetuba
EMEB Adenor Bonifácio da Silva
Estrada Walter da Silva Costa, 100 – Vila Sônia
CEP: 08570-330 – Itaquaquecetuba/SP

20/9 – às 13h e 16h São Vicente
EMEF Vera Lúcia Machado Massis
Av. João Francisco Bensdorf, 1386 – Cidade Náutica
CEP: 11350-011 – São Vicente/SP

21/9 – às 09h e 10h | Santos
Educandário Anália Franco
Avenida Ana Costa – 277, Gonzaga.
CEP: 11060-001 – Santos/SP

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE