PUBLICIDADE
InícioECONOMIACiesp Guarulhos lança pesquisa inédita para identificar potencial econômico da região

Ciesp Guarulhos lança pesquisa inédita para identificar potencial econômico da região

Publicado em
PUBLICIDADE

Em movimento inédito, o Ciesp Guarulhos está realizando uma pesquisa com as indústrias da região – associadas ou não – para identificar o cenário econômico do setor e poder identificar tendências, desafios e oportunidades. O diretor titular da entidade, Maurício Colin, enxerga a coleta de dados como prioridade e está envolvido pessoalmente no estudo. “O Ciesp vem estudando a região de Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel desde o início do ano. Queremos aprofundar esse estudo para identificar os melhores caminhos para um desenvolvimento personalizado à região”, explica Colin.

Para acessar a pesquisa, acesse o https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd9aYakov0WA8zc1aLYqb8IxmuJKUaR8iTivyd4WrF7pytyYA/viewform

 

O levantamento também inclui plantas industriais de Arujá, Mairiporã e Santa Isabel, todas atendidas pela regional do Ciesp Guarulhos. O primeiro passo foi a elaboração de um questionário que a entidade enviou aos industriais e entidades do setor para entender a realidade de cada indústria sobre, por exemplo, mão de obra, logística, telecomunicação, fonte de energia, fornecedores locais e infraestrutura. Com as informações em mãos, será possível listar as prioridades do segmento.

A necessidade de ter informações robustas sobre a indústria na região surgiu em maio. Primeiro, o presidente do Ciesp, Rafael Cervone, esteve na sede da regional, em Guarulhos, para apresentar a palestra “Macrotendências Mundiais até 2040”. O relatório abordou tendências baseadas no cruzamento de mais de 300 indicadores do banco de dados do Ciesp e da Fiesp.

No final daquele mês, a equipe do Departamento de Competitividade e Tecnologia da Fiesp detalhou o estudo para o Plano de Desenvolvimento Econômico da Regional do Ciesp, referente às cidades de Guarulhos, Arujá Santa Isabel e Mairiporã. Este material refere-se às estatísticas de mercado apuradas em diversas fontes, como o banco de dados do próprio Ciesp, Caged, Seade, Rais e outros. Somado a isso, foram recebidos dados das administrações municipais, como os principais Cnaes de cada localidade.

Com base na análise geral, as respostas à pesquisa realizada agora pelo Ciesp Guarulhos vão ajudar a entender no detalhe as demandas das indústrias e a vocação dos negócios da região.

“Terminada esta fase, pretendemos organizar grupos de trabalho envolvendo instituições de ensino e formação, instituições financeiras, poder público e instituições representantes da classe industrial com o objetivo de discutir como podemos aumentar o desenvolvimento econômico de nossa região”, diz Colin.

O trabalho realizado pela entidade guarulhense será incluído no Grupo de Coalizão, idealizado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, que visitou Guarulhos recentemente e solicitou apoio do Ciesp para buscar ações conjuntas que tragam ainda mais prosperidade e geração de empregos para a região, algo que também fez em outras regionais pelo estado.

A eficiência da base da dados da região e os futuros cruzamentos com bancos de informações de outras fontes estão intimamente ligados à adesão dos industriais ao formulário.

Colin faz um apelo: “Peço a todas as indústrias e empresas da região que contribuam, que preencham o questionário. Quanto maior o número de participantes, melhor será o resultado do estudo”, completa.

Serviço

Pesquisa “Competitividade da Indústria do Ciesp Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel”

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE