PUBLICIDADE
InícioPOLÍCIAOperação contra sonegação na Bahia inclui prisões e apreensões em Guarulhos

Operação contra sonegação na Bahia inclui prisões e apreensões em Guarulhos

Publicado em
PUBLICIDADE

Na manhã da quinta-feira (19), a operação Fio Condutor, do Ministério Público da Bahia (MP-BA), prendeu três pessoas de grupo empresarial do setor de fios e cabos condutores elétricos de cobre, em Guarulhos, Camaçari/Bahia e Salto, no interior de São Paulo. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados. O grupo teria sonegado pelo menos R$ 129 milhões em impostos.

Os agentes cumpriram três mandados de prisão e oito de busca e apreensão na Bahia, no município de Camaçari, em São Paulo, na capital, e cidades de Guarulhos, Cotia e Salto.

 

Também foi pedido o bloqueio dos bens das pessoas físicas e jurídicas envolvidas para garantir a recuperação dos valores sonegados. A ação resulta de investigação iniciada pela Promotoria Regional Especializada no Combate à Sonegação Fiscal de Camaçari, em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf), do Ministério Público estadual. A operação visa interromper o esquema e coletar provas.

Segundo as investigações, a fraude tributária, identificada pela inteligência da Secretaria estadual da Fazenda (Sefaz), se utilizou de empresas fantasmas, sediadas no estado de São Paulo, contendo em seus quadros societários, dentre outros, sócios fictícios, que emitiam notas fiscais eletrônicas irregulares, simulando operações de vendas de mercadorias, cujo objetivo era gerar créditos fictícios de ICMS para outras empresas do grupo localizadas na Bahia. Também eram utilizadas empresas em nome de terceiros para produção e comercialização de fios de cobre.

Em São Paulo, a operação foi deflagrada com o apoio do Gaeco do Ministério Público do Estado de São Paulo, três delegados de Polícia e 18 policiais da Divisão e Capturas do Departamento de Operações Policiais Estratégicas da Polícia Civil (Dope) e oito agentes da Secretaria da Fazenda daquele Estado.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE