PUBLICIDADE
InícioCIDADEFim da violência contra as mulheres é tema de programação em Guarulhos

Fim da violência contra as mulheres é tema de programação em Guarulhos

Publicado em
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

Uma solenidade marcou na sexta-feira (17) a abertura oficial da campanha “16 + 5 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra As Mulheres”, com o tema “Guarulhos, Acolhendo e Protegendo”, no auditório da Secretaria de Educação. A iniciativa da Prefeitura de Guarulhos tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a população sobre o assunto por meio de atividades e orientações em diversos bairros, como rodas de conversa, palestras e a distribuição do laço branco – um movimento em que os homens assumem o compromisso de não cometer e nem permitir a violência contra a mulher.

“Precisamos nos unir para que tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária. Vamos promover ações para refletir e debater sobre como as pessoas podem atuar para combater a violência doméstica, a intolerância e o preconceito. Não nos falta comprometimento, vontade, empenho e entusiasmo para trabalharmos em prol das mulheres guarulhenses”, afirmou a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Verinha Souza, que coordena a campanha.

 

Já o secretário de Direitos Humanos, Abdo Mazloum, ressaltou o apoio da administração municipal nos projetos da subsecretaria. “Nossa administração enxerga a importância das ações desenvolvidas em prol das mulheres e nos dá todo o apoio”, disse.

A necessidade de informar, orientar e conscientizar a população sobre situações de violência foi abordada pela delegada de Defesa da Mulher, Vanessa Torres de Azevedo Chagas. “A delegacia cuida do lado repressivo, mas infelizmente a violência doméstica é subnotificada. O trabalho preventivo da Subsecretaria é muito importante para conscientizar as pessoas para que atuem como multiplicadores da informação”, afirmou a delegada.

O trabalho da rede de proteção para a mulher foi lembrado pela presidente do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres (CMPM), Irene Araujo. “Conforta-nos saber que a cidade tem uma rede de apoio organizada para as mulheres vitimas de violência. Precisamos nos unir na condição de sociedade para combater e prevenir firmemente todas as formas de violência contra a mulher”, disse.

Por sua vez, a presidente da Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (Asbrad), Dalila Figueiredo, acredita que o empoderamento feminino por meio do conhecimento e da informação é uma das formas de enfrentamento do processo de violência contra a mulher, que atinge majoritariamente as negras e pardas.

O evento contou também com representantes do Legislativo Municipal, da Secretaria para Assuntos de Segurança Pública, do 15º e do 31º Batalhão da Polícia Militar, entre outras autoridades.

Balanço

A subsecretária Verinha Souza apresentou um balanço de projetos desenvolvidos pela pasta, como a revitalização da Casa da Mulher Clara Maria – Vila Galvão, e o projeto “E Eu com Isso? Dialogando sobre a Violência Doméstica”, o qual já mobilizou cerca de 11 mil pessoas por meio da sensibilização da população para a denúncia da violência doméstica.

Outro avanço foi a parceria firmada este ano com a Defensoria Pública para o atendimento jurídico de mulheres na Casa das Rosas, Margaridas e Betes, o Centro de Referência em Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica. O equipamento foi realocado para uma área junto ao terreno da sede da Secretaria de Educação, possibilitando mais segurança e acolhimento. Desde então, o serviço já atendeu 11.800 mulheres no novo local.

A inauguração da Casa Abrigo Reflorescer, o local sigiloso para mulheres em situação de violência doméstica e em situação iminente de morte, já acolheu e protegeu 314 pessoas, entre mulheres e crianças, que tiveram a chance de recomeçar uma vida sem violência.

Destacou também o desenvolvimento do Mapa da Violência, cujos dados permitem direcionar políticas públicas para áreas mais violentas da cidade, e para a implantação da Patrulha Maria da Penha, que conta atualmente com quatro viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos e atua na fiscalização de medidas protetivas contra agressores.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE