PUBLICIDADE
InícioCurso de qualificação profissionalCursos de qualificação profissional formam mais 450 pessoas em Guarulhos

Cursos de qualificação profissional formam mais 450 pessoas em Guarulhos

Publicado em
PUBLICIDADE

Quatrocentas e cinquenta pessoas receberam na noite desta quinta-feira (30) no Teatro Adamastor seus certificados pela conclusão de cursos de qualificação profissional gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Guarulhos. São cinco programas: o CTMO, que formou 350 pessoas em 14 cursos, o curso preparatório de português e matemática, que certificou 50 pessoas, os de costureira e de assistente de modelista de roupas, oferecidos em parceria com o Senai e que formaram 14 e nove pessoas, respectivamente, e por fim o curso de auxiliar de operações logísticas, que certificou 27 alunos em parceria com o Senac.

“Guarulhos foi a 12ª cidade que mais gerou empregos no Brasil entre janeiro e outubro de 2023. Essas formações gratuitas fazem parte desse número, que é ótimo para a cidade e para o guarulhense. Daqui vocês saem preparados para ocupar uma vaga de emprego ou para empreender, trazendo cada vez mais crescimento pessoal e também para a cidade. Parabéns por todo o esforço durante a caminhada”, disse o prefeito em exercício, Professor Jesus.

Os dados informados por ele ao público foram apresentados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), relatório do Ministério do Trabalho publicado na quarta-feira (29).

Depoimentos

 

Para Ana Paula Galvão, 52 anos, formanda no curso de costureira, os aprendizados obtidos durante as aulas vão ajudar na sua área de empreendimento, que já é a costura.

“Fui desligada do emprego em outubro de 2022, comprei uma máquina de bordar e a partir daí comecei a trabalhar com isso. O curso foi maravilhoso, aprendi muito e a professora é maravilhosa. Nos ensinou várias técnicas diferentes que vou aplicar nas minhas peças”, disse.

Liliane Bezerra Filho, que recebeu seu certificado pela conclusão do curso de marketing e vendas com ênfase em redes sociais, empreende junto a seu marido em uma loja de materiais de construção no bairro Jardim São Paulo. Ela conta que, como trabalha como vendedora e é responsável pelo atendimento online em redes sociais e marketplaces, resolveu buscar o curso para aperfeiçoar o atendimento. “Tem muita gente querendo fazer cursos e nem todo mundo tem uma renda boa para pagar por uma formação“, afirmou, referindo-se ao fato de as aulas oferecidas pela Prefeitura serem gratuitas.

Apresentações culturais e homenagens

Além da alegria pela conclusão dos cursos e por receber seus certificados, formandos e familiares puderam usufruir da beleza de diversas apresentações culturais e homenagens no Adamastor. A primeira da noite foi a apresentação da companhia ginástica do Colégio Nahim Ahmad, que, com 25 atletas, abrilhantou o palco com piruetas, saltos e movimentos que encantaram o público.

A segunda apresentação da noite foi o desfile Plenitude Negra, Diversidade e Sustentabilidade, que reuniu no palco 15 alunos dos cursos do CTMO, que ocuparam o palco com vestimentas de costura criativa com patchwork, esferas em estampas, elegância e extravagância sustentável.

Programas de qualificação

O secretário do Trabalho, Toninho Magalhães, apresentou ao público os programas disponíveis gratuitamente pela pasta, além de oferecer um panorama geral dos cursos que estavam findando turmas na cerimônia. Ele explicou que o CTMO oferta trimestralmente 515 vagas em 14 cursos de qualificação profissional para pessoas desempregadas ou que necessitam melhorar o currículo profissional. As aulas acontecem em cinco polos espalhados pela cidade a fim de facilitar o acesso da população.

Os cursos oferecidos nesta edição foram cabeleireiro, barbeiro, boas práticas de indústria farmacêutica e cosmética (BPF), corte e costura com ênfase em patchwork, cuidador de idosos, estamparia e personalização de brindes, informática, manicure e pedicure com ênfase em esmaltação em gel, manutenção de smartphone e tablet, maquiagem e design de sobrancelhas, marketing e vendas com ênfase em redes sociais, mecânico de manutenção de ar-condicionado, organização de eventos, porteiro e controlador de acesso.

Já o curso preparatório de português e matemática é voltado àqueles que estejam se preparando para prestar vestibular e concursos públicos ou em processo de seleção para uma vaga de emprego. De 2017 até o momento mais de mil pessoas já o concluíram.

Os interessados em conhecer as opções de cursos gratuitos podem entrar em contato com a Secretaria do Trabalho pelos telefones (11) 2475-9715, (11)2441-0931, (11) 2472-6940, (11) 2475-9724, (11) 2425-2847 (11) ou (11) 2497-9728.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE