PUBLICIDADE
InícioCIDADECodemgru lança Caderno de Negócios em evento patrocinado pelo Sicoob UniCentro Br

Codemgru lança Caderno de Negócios em evento patrocinado pelo Sicoob UniCentro Br

Publicado em
PUBLICIDADE

O Conselho de Desenvolvimento Municipal de Guarulhos (Codemgru) promoveu na manhã de terça-feira (5), no Hotel Mercure, evento de lançamento do Caderno de Negócios de Guarulhos, com patrocínio do Sicoob UniCentro Br.

O Codemgru é um órgão paritário entre poder público e sociedade civil, que tem por objetivo discutir problemas da cidade e propor soluções. É presidido pelo secretário municipal de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação, Jorge Taiar, tendo como vice o advogado e ex-presidente da OAB Guarulhos Alexandre de Sá Domingues; como 1° secretário executivo o secretário adjunto de Governo, Carlos Eduardo Barreto e, como 2º secretário executivo, Ricardo França, presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Guarulhos (Asseag).

 

Além dos componentes do Conselho, compareceram ao evento o secretário de Governo, Edmilson Americano; o secretário do Trabalho, Toninho Magalhães; e da Segurança Pública, Márcio Pontes, bem como representantes de diversas entidades da iniciativa privada, como o Sebrae, Guarulhos Convention Visitors Bureau e FIG Unimesp.

O presidente Jorge Taiar abriu os trabalhos, citando que o Codemgru esteve algum tempo sem atividades, tendo sido reativado em 2021. Desde então, vem agindo promovendo sintonia entre a Prefeitura e os setores produtivos. Destacou a atuação da chefe de Gabinete da SDCETI, Andrea Viegart. Passou a palavra ao médico Roberto Kioshi Gushken, vice-presidente do Sicoob UniSudeste, que deu as boas-vindas a todos, agradecendo ao presidente do Conselho de Administração do Sicoob UniCentro Br, Clidenor Gomes Filho, e ao diretor presidente do Sicoob UniCentro Br, Diogo Mafia, pela parceria. Explicou que a agência da avenida Paulo Faccini, ao lado do Carrefour, abriga também uma unidade do Sicoob UniCentro Br, pois, dependendo do porte da operação, passa para a cooperativa parceira. Ele agradeceu a presença do superintendente regional do Sicoob UniCentro Br, Emerson Ferreira, e da equipe de colaboradores da instituição e, concluindo, chamou para proferir palestra sobre Cooperativismo o gerente regional do Sicoob UniCentro Br, Fábio Herrera Pacheco.

Roberto Gushken, vice-presidente do Sicoob UniSudeste

Diferença entre bancos e cooperativas

O palestrante enfatizou que muita gente não sabe o que é Sicoob. Explicou tratar-se de um sistema que reúne 340 cooperativas de crédito, presentes em 2.350 municípios espalhados por todo o Brasil, através de 4.564 pontos, o que o coloca como a maior rede de atendimento e a terceira maior instituição financeira do país. O Sicoob UniCentro Br está entre as cinco maiores cooperativas do Sistema Sicoob, contando com 115 mil cooperados.

Fábio Pacheco explicou que, diferentemente dos bancos, as cooperativas de crédito não visam lucro, mas a geração de riquezas para todos que delas participam. Em quase 400 cidades, só o Sicoob se faz presente, ajudando a fomentar a economia local. A gestão é democrática, pois cada cooperado tem direito a um voto nas assembleias, independentemente do capital que detém. Os resultados de cada exercício são rateados entre os cooperados.

Ressaltou, por fim, que parte dos resultados compõe fundos para ações de assistência social e para treinamento e aperfeiçoamento do pessoal. Entre outras ações, são arrecadados alimentos e material escolar e o Sicoob dobra o montante obtido.

Para que todos tenham noção da força do cooperativismo no mundo, citou que 92% de toda a produção agrícola do Japão provêm de cooperativas. A Navy Federal Credit Union, dos Estados Unidos, reúne 11 milhões de cooperados. Se forem somadas as 300 maiores cooperativas do mundo, representariam a oitava economia do planeta.

Caderno de Negócios

Jorge Taiar informou que o Caderno de Negócios foi desenvolvido a partir de sugestão do engenheiro Gilmar de Godoy, da Asseag, como uma ferramenta digital para ampliar o volume de transações entre a população e empresas da cidade. A iniciativa tornou-se possível graças ao apoio do Citig – Centro de Inovação Tecnológica Inoovation – Eniac Guarulhos, que desenvolveu o projeto.

Para falar a respeito, passou a palavra ao jovem Luiz Felipe de Souza Delgado, o Luizinho (foto), que explicou como o Caderno irá funcionar. A ideia básica é conectar empresas e prestadores de serviços da cidade, através de um simples canal de busca. Afinal, Guarulhos conta com 90 mil CNPJs, mas muitos potenciais compradores desconhecem que há na cidade quem possa fornecer o que procuram.
Disse que na primeira fase, haverá a inscrição de empresas; em outro momento, será formado o Banco de Talentos, o que facilitará para encontrar profissionais ideais para cada função no mercado de trabalho.

A criação do Caderno de Negócios está na terceira de quatro etapas de desenvolvimento e está previsto que a entrega à população se dará em março de 2024, respeitando todos os princípios da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

O professor Ruy Guérios, fundador do Eniac, esclareceu que o Citig funciona em parceria com a Prefeitura de Guarulhos e que está à disposição para desenvolver soluções que sejam apresentadas pelas empresas e entidades. Afirmou que os desafios proporcionam aprendizado e que isto resulta em diferenciais positivos para alunos da instituição de ensino.

fotos: Aparício Reis (Índio)

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE