PUBLICIDADE
InícioCIDADEObra de restauro do Casarão da rua Sete de Setembro começa nesta...

Obra de restauro do Casarão da rua Sete de Setembro começa nesta semana

Publicado em
PUBLICIDADE

Em visita ao casarão da Sete Setembro, no Centro, o prefeito Guti anunciou o início das intervenções de restauração para esta semana. Por meio da Secretaria de Educação, o casarão teve sua obra licitada e terá sua história preservada, sendo um espaço moderno e tecnológico com muita interatividade, espaço para a formação de professores, visita de alunos e munícipes, pesquisa, acervo da cidade e muito mais. O restauro demandará um investimento de cerca de R$ 7 milhões.

O terreno onde se encontra o casarão foi concedido em 1913 pelo então prefeito Gabriel José Antônio a José Maurício de Oliveira Sobrinho, que também foi prefeito da cidade entre os anos de 1919-1930 e 1940-1945. Sobrinho mandou construir o casarão como sua residência, que teria ficado pronta no ano de 1925, de acordo com o projeto.

 

Patrimônio tombado em dezembro de 2000, o casarão da rua Sete de Setembro teve uma reforma licitada em 2013 pela antiga gestão, mas nada aconteceu. O imóvel já foi sede da 1ª Vara do Fórum de Guarulhos, em fevereiro de 1956, e também abrigou no período entre 1973 e 2001 a Secretaria de Obras, a Junta de Alistamento Militar e o Museu Municipal.

No início da década de 2010 o casarão passou por conturbado processo de desapropriação, tornando-se próprio municipal em 2012. Desde então permanece sem utilização, tendo sofrido com incêndios, invasões, vandalismo e deterioração natural pela passagem do tempo.

Segundo informe do secretário de Educação, Alex Viterale, após o restauro, o casarão será aberto para visitação guiada, monitorada por um profissional técnico da área, destinada aos alunos da rede municipal para eles entenderem a importância do restauro até a conclusão da obra.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE