PUBLICIDADE
InícioCANAISESPORTEJogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris inspiram o Sesc Verão 2024, a...

Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris inspiram o Sesc Verão 2024, a partir do dia 6  

Publicado em
PUBLICIDADE

O Sesc Verão chega em 2024 à sua 29ª edição trazendo como tema “Se joga no esporte!”. Entre os dias 6 de janeiro e 18 de fevereiro, o público de todas as faixas etárias terá à disposição uma programação gratuita e diversificada em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo.

Para este ano, o projeto tem como inspiração dois importantes pilares para nortear as mais de 1 mil atividades que compõem a programação: os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 e a Pedagogia do Esporte – metodologia aplicada nos programas esportivos do Sesc SP, que utiliza o jogo como ferramenta de ensino.

 

Seguindo esta proposta, a programação buscará transcender a simples exposição de modalidades esportivas, concentrando-se em processos e princípios pedagógicos que consideram diversos fatores, como as características das pessoas envolvidas, os cenários esportivos, a diversidade de modalidades e do público, além dos contextos socioculturais e os significados atribuídos ao esporte. A ideia é levar um grande público a experimentar diversas atividades físico-esportivas, buscando a permanência dessas pessoas de forma a incorporá-las no seu cotidiano.

Tipos de Jogos – Para atingir este objetivo, cada unidade do Sesc oferecerá uma programação temática, norteada por um tipo diferente de jogo. Desta maneira, o público terá a oportunidade de conhecer de perto e praticar diversos esportes, escolhendo a unidade de acordo com as modalidades com que mais se identifique, dentro das opções: Jogos de Invasão, Jogos de Expressão, Jogos de Lutas, Jogos de Marca e Jogos de Rebater.

A programação oferecerá nas 42 unidades do Sesc no estado, em espaços públicos e estações de Metrô (capital paulista), uma variedade de experiências, aulas abertas, instalações, festivais, apresentações e recreações esportivas, sempre como um momento propício para encontros, proporcionando oportunidades para as pessoas se conectarem, se envolverem e escolherem quais esportes desejam explorar e praticar.

Para a 29ª edição, a programação do Sesc Verão estará dividida entre os seguintes jogos:

Jogos de Invasão – Esportes em que a equipe deve defender seu campo e buscar invadir e pontuar no campo adversário, como basquete e basquete em cadeira de rodas.

Jogos de Expressão – Esportes que possuem sincronicidade e dificuldades na execução do movimento, como as ginásticas, skate, nado artístico, breaking.

Jogos de Lutas – Esportes com caraterísticas de confronto individuais, ou seja, que possuem contato competitivo entre duas pessoas, como judô, taekwondo, esgrima, esgrima em cadeira de rodas e boxe.

Jogos de Marca – Modalidades que possuem uma marca a ser alcançada como, por exemplo, o melhor tempo, a melhor distância, maior altura ou maior peso. Dentre elas estão atletismo, pentatlo, natação, ciclismo, paraciclismo, entre outras.

Jogos de Rebater – Modalidades em que um objeto é lançado para o lado adversário, com uma rede entre os campos. Dentre os exemplos estão voleibol, vôlei sentado, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa e badminton.

Destaques da programação da unidade Sesc Guarulhos

*atividades que ocorrem nas piscinas são exclusivas para os credenciados

Instalações e Ambientações

Mural as Rainhas das Praias, As donas das quadras

Mural artístico que homenageia as jogadoras que se firmaram como líderes, referências e inspiração – dentro e fora das quadras – para várias gerações. Estarão retratadas Juliana e Larissa, Arianne Tolentino, Lica de Oliveira, Carol Solberg, Isabel Salgado, Fe Garay, Fofão, Vera Mossa, Maria Elisa, Adriana Behar e Jackie Silva. Mulheres que se colocaram à frente de causas dentro e fora do esporte, em diferentes áreas da sociedade, relacionadas aos direitos, espaço, reconhecimento e apoio das atletas. Ginásio. 

6/1 a 18/2, terça a sexta das 9h às 22h. Sábados, domingos e feriados das 9h às 18h.

Circuito de voleibol com a tricampeã olímpica Mireya Luis Hernández

Entre os dias 6 e 21/1, o Sesc São Paulo promoverá 12 encontros de voleibol com a atleta cubana Mireya Luís Hernandes. Tricampeã olímpica e bicampeã mundial (entre 1992 e 2000) ela é considerada por muitos críticos a melhor jogadora de voleibol de todos os tempos, tendo sido introduzida no hall da fama deste esporte em 2004. Durante sua carreira protagonizou inúmeros confrontos com a seleção brasileira de voleibol. As atividades também contarão com a presença de importantes atletas brasileiras da modalidade, como Ana Moser, Fofão, Karin Rodrigues e Virna Rodrigues. Abaixo informações destes encontros nas unidades do Sesc na Grande São Paulo, com datas, horários e convidadas especiais.

Mireya Luis – Foto: Humberto Rodrigues

Histórias do Voleibol – Com Mireya Luis e Ana Moser (Sesc Santo Amaro)

A década de 1990 foi marcada por uma grande rivalidade entre Brasil e Cuba no Voleibol feminino, e duas das maiores estrelas estarão no Sesc Santo Amaro para contar um pouco dessa história e dos bastidores. Além disso, o público presente terá o prazer e o privilégio de vivenciar um pouco do voleibol com essas duas atletas de reconhecimento internacional. 

6/1, sábado, das 13h às 16h

Vôlei – Com Mireya Luis e Fofão (Sesc Pinheiros) 

As atletas Mireya Luis e Fofão farão um bate-papo com o tema competição e participação e presença feminina no esporte. Depois, participarão de uma vivência da modalidade com o público presente.  Hélia Rogério de Souza Pinto, mais conhecida como Fofão, é uma ex-jogadora de voleibol brasileira que atuava como levantadora. A trajetória vitoriosa no voleibol inicia-se aos 8 anos de idade e a primeira convocação para a Seleção Brasileira aos 19 anos. A atleta ficou 17 anos vestindo a camisa do Brasil, em incríveis 340 partidas, sendo a atleta mais vitoriosa da modalidade, além de ser a capitã da equipe e considerada muitas vezes a melhor jogadora do mundo na sua posição. Foi campeã olímpica e duas vezes medalhista de bronze. Atuou em diversos clubes brasileiros e equipes da Europa como Itália e Turquia.

7/1, domingo, das 15h30 às 17h30 

Vôlei – Com Mireya Luis e Karin Rodrigues (Sesc 24 de Maio)

Aula especial e um bate-papo com a ídolo mundial de voleibol, Mireya Luis e participação da convidada Karin Rodrigues, medalhista olímpica em Sydney 2000.

9/1, terça, das 18h às 20h30

Vivência e bate-papo – Com Mireya Luiz (Sesc Belenzinho)

Além da vivência, a cubana irá abordar num bate-papo com o público o papel da mulher no esporte.

10/1, quarta, das 18h30 às 21h30 

Bate-papo e vivência esportiva de vôlei com Mireya Luis e Virna Dias (Sesc Campo Limpo)

No evento, o público interessado terá a oportunidade de conversar, jogar junto e aprender com duas das maiores jogadoras de voleibol de todos os tempos: a cubana, tricampeã olímpica e bicampeã mundial, Mireya Luís e a brasileira, também medalhista olímpica e mundial, Virna Dias. Virna Cristine Dantas Dias, é uma ex-jogadora de voleibol brasileira. Com vinte anos dedicados à seleção Brasileira, Virna é um dos principais nomes do voleibol nacional. Entre os principais títulos estão: duas medalhas de bronze nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, e de Sydney, em 2000; uma medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em 99; o tetracampeonato do Grand Prix (94/96/98/2004); e o troféu de melhor jogadora do Grand Prix por duas vezes: em 1996, e em 1999. Após o final de sua vitoriosa carreira, Virna tornou-se palestrante, dedicando-se a clínicas de vôlei, campanhas publicitárias e envolvimento com a modalidade. Quadra Poliesportiva.

11/1, quinta, das 19h às 21h

Lendas Olímpicas em ação – Clínica de Voleibol – Com a cubana Mireya Luis e Fofão (Sesc Mogi das Cruzes) 

Bate-papo seguido de vivência de voleibol com a lenda cubana Mireya Luis, medalhista olímpica considerada uma das maiores jogadoras da história e a ex-jogadora de voleibol brasileira Fofão. Hélia Rogério de Souza Pinto, mais conhecida como Fofão, é uma ex-jogadora de voleibol brasileira que atuava como levantadora. A trajetória vitoriosa no voleibol inicia-se aos 8 anos de idade e a primeira convocação para a Seleção Brasileira aos 19 anos. A atleta ficou 17 anos vestindo a camisa do Brasil, em incríveis 340 partidas, sendo a atleta mais vitoriosa da modalidade, além de ser a capitã da equipe e considerada muitas vezes a melhor jogadora do mundo na sua posição. Foi campeã olímpica e duas vezes medalhista de bronze. Atuou em diversos clubes brasileiros e equipes da Europa como Itália e Turquia.

12/1, sexta, das 19h às 21h

Jogando Vôlei – Com Mireya Luis (Sesc Guarulhos) 

13/1, sábado, das 14h às 17h 

Atividades com Atletas Convidados

Conhecendo os estilos – Com Thiago Pereira  (Sesc Guarulhos)

A atividade tem como objetivo apresentar os 4 estilos da natação olímpica. Serão 5 encontros e, para a abertura, haverá a participação do atleta medalhista olímpico Thiago Pereira, para contar um pouco da sua história e apresentar o nado crawl, costas, borboleta e peito, além da modalidade medley, prova da natação que engloba esses 4 estilos. Todas as atividades serão acompanhadas por Danilo Zoppi, técnico especialista em natação e de alto rendimento.

13/1, sábado, das 9h30 às 11h 

Tênis – Com Teliana Pereira e Thomaz Bellucci (Sesc Guarulhos)

Nesta atividade, o público terá a oportunidade de conversar e jogar Tênis com Teliana Pereira e Thomaz Bellucci, num bate-papo em que serão abordadas diversas questões sobre a modalidade, incluindo o ciclo olímpico 2024.

Teliana Pereira profissionalizou-se em 2005, ganhou dois títulos de simples no circuito WTA e chegou a 43ª em 2015, também em simples. Atualmente é comentarista dos canais ESPN e do streaming Star+, além de administrar a Academia Pereira Tennis, em Campo Largo, que dispõe de estrutura para a prática de tênis e padel.  

Thomaz Bellucci é considerado por diversos analistas esportivos, críticos de tênis e antigos tenistas como um dos dez maiores tenistas brasileiros da Era Aberta. Chegou a ser 21º colocado do ranking da ATP, sendo o tenista brasileiro que atingiu o segundo mais alto ranking da história, desde que o sistema foi criado em 1973, atrás apenas de Gustavo Kuerten. Em torneios ATP, conquistou quatro títulos de simples: Gstaad (2009 e 2012), Santiago (2010) e Genebra (2015). Também possui um título de duplas – Stuttgart (2013).

14/1, domingo, das 10h às 13h 

Tênis de mesa Paralímpico – Com Jennyfer Parinos e Danielle Rauen (Sesc Guarulhos)

Nesta atividade, o público terá a oportunidade de conversar e jogar Tênis de Mesa com Jennyfer Parinos e Danielle Rauen, ambas atletas da Seleção Brasileira Paralímpica de Tênis de Mesa, que competem na categoria Classes 6-10 e foram bronze nos Jogos Paralímpicos do Rio-2016.  Ginásio. 120 pessoas. Grátis. Sem retirada de ingressos

14/1, domingo, das 15h30 às 17h30

Desafio de tênis de mesa – Com Maíra Ranzeiro  (Sesc Guarulhos)

Apresentação esportiva e vivência com a atleta Maira Ranzeiro. Atleta e escritora, começou a treinar com 11 anos e aos 15 se tornou a primeira negra campeã de tênis de mesa do Brasil. Teve a oportunidade de viajar por diversos países tais como Espanha, El Salvador, Venezuela, Chile, Áustria e Japão, onde disputou o campeonato mundial em 2004 e 2005. É bicampeã latino-americana, campeã brasileira e melhor atleta da modalidade no ano de 2017.  

27/1, sábado, das 12h30 às 14h

Voleyballroom – Com Douglas Souza e Felix Pimenta (Sesc Guarulhos)

O VoleyBallroom é uma celebração da combinação da habilidade atlética com a elegância da dança. É uma atividade que promove a criatividade, a coordenação, o trabalho em equipe e a diversão. The Ballroom Scene é uma subcultura LGBTQIAPN+ underground afro-americana e latina que se originou na cidade de Nova York. A partir do final do século 20, drag queens negras e latinas organizaram seus próprios concursos em oposição ao racismo vivenciado nos circuitos estabelecidos de concursos de drag queen. 

27/1, sábado, das 15h30 às 17h30 

Sesc Verão 2024

De 6 de janeiro a 18 de fevereiro 

Programação completa no portal www.sescsp.org.br/sescverao 

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE