Buscar por uma oportunidade de emprego pela primeira vez pode ser desafiador. De acordo com a última pesquisa feita pela Workalove, plataforma de orientação e desenvolvimento de carreiras do Pravaler, em parceria com o Instituto Semesp, mais de 70% de quem emprega os estudantes acreditam que a formação universitária não é adequada, dificultando a contratação dos jovens. Isso, somado à falta de experiência, são apenas duas das dificuldades que podem se materializar na jornada do estudante.
Fernanda Verdolin, estrategista de carreira, pesquisadora do futuro do trabalho e fundadora da Workalove, pontua que, embora alguns jovens acreditem que a falta de bagagem profissional seja desvantagem do ponto de vista do examinador, o cenário muda quando o candidato procura por uma oportunidade no mercado de trabalho.
“Quem está em busca do primeiro emprego nunca passou por um ambiente corporativo antes e isso pode acabar prejudicando o próprio interessado durante o processo seletivo porque ele não está atento aos detalhes. Na ansiedade de conseguir uma oportunidade, facilmente cometerá deslizes que poderiam ter sido evitados”.
De acordo com a executiva “aqueles que já têm uma experiência prévia encontram, uma certa vantagem justamente por possuírem uma visão mais nítida de seus objetivos e capacitações”. No entanto, segundo ela, com um pouco de prática e preparo, os novatos podem contornar essas dificuldades e aumentarem suas chances de se destacarem nas entrevistas para conseguirem o tão sonhado primeiro emprego.
Na plataforma da Workalove, os estudantes podem encontrar dicas de como se preparar, ao mesmo tempo que recebem mentoria de carreira e vislumbram oportunidades de estágio. Além disso, os docentes das instituições de ensino superior que a utilizam podem alinhar com mais precisão os currículos pedagógicos aos desafios e necessidades atuais e futuras do mercado de trabalho, a fim de preparar os estudantes com mais assertividade para o mundo corporativo. Adicionalmente, para quem quer se sair bem nas entrevistas e aumentar as chances de conseguir uma boa vaga, Fernanda Verdolin elencou alguns dos erros mais comuns e como corrigi-los. Confira:
Subestimar a importância das soft skills
O termo “soft skills” tem ganhado bastante espaço nos últimos anos, e se refere às habilidades que não colocamos no currículo, mas que ainda assim são fundamentais para nosso sucesso profissional. São aptidões mentais, emocionais e sociais que nos permitem estabelecer uma comunicação mais efetiva e interações mais significativas dentro do ambiente de trabalho. Neste caso, é fundamental manter a personalidade sendo comunicativo, empático e mostrar que sabe trabalhar em equipe.
Não admitir seus pontos fracos
Valorizar as competências e habilidades é essencial, porém mostrar aos entrevistadores que você está ciente de suas fraquezas profissionais é tão importante quanto. Isso porque essa noção demonstra uma grande responsabilidade por parte dos entrevistados e, principalmente em oportunidades de um primeiro emprego. Lembre-se, não existe alguém que sabe de tudo, então, reforce sempre sua vontade em aprender e melhorar seus pontos fracos, pois esse pode ser um grande diferencial para aqueles sem experiência prévia.
Apostar em vagas que não condizem com seu nível de conhecimento
O recrutador não espera que o candidato seja perfeito para o cargo que deverá exercer. Neste caso, não ter familiaridade com alguns aspectos pontuais da vaga não é motivo para desistir da mesma. Busque cargos em níveis mais básicos que sejam baseados principalmente em uma ou mais habilidades que você acredite ter em um algum conhecimento. Promoções com novas e diferentes funções e responsabilidades podem vir depois, dentro da própria empresa.
Não se preparar previamente para a entrevista
Os erros mais comuns se originam justamente da falta de preparo para as entrevistas. Como qualquer outra habilidade, a boa desenvoltura nesses momentos requer prática e, para isso, exercitar postura, vocabulário e outros aspectos é fundamental. Além de uma pesquisa a respeito da empresa, seu DNA, valores e a compatibilidade da mesma com seu perfil pessoal profissional, separe o que vai vestir com antecedência, para garantir uma boa impressão desde o primeiro momento e otimiza o tempo.
Depositar todas as suas esperanças em uma única oportunidade
Quando nos deparamos com uma vaga que parece ideal, muitas vezes acabamos por focar tanto nela que não buscamos outras oportunidades e colocamos todos nossos esforços em uma única opção. Lembre-se que os desfechos sempre são incertos e, enquanto priorizar vagas que nos identificamos mais seja uma boa ideia, para evitar possíveis frustrações, não deixe que essa seja sua única opção.