PUBLICIDADE
InícioCIDADEGuarulhos vai receber doses da vacina contra a dengue

Guarulhos vai receber doses da vacina contra a dengue

Publicado em
PUBLICIDADE

Guarulhos está entre as cidades selecionadas para o recebimento de doses da vacina contra a dengue (Qdenga), que será aplicada a partir de fevereiro. A estratégia, que prioriza o público-alvo de regiões endêmicas, foi divulgada nesta quinta-feira (25) pelo Ministério da Saúde.

A faixa etária contemplada abrange adolescentes de dez a 14 anos por concentrar o maior número de hospitalizações por dengue no Brasil (16,4 mil de janeiro de 2019 a novembro de 2023), depois das pessoas idosas, população para a qual a vacina não foi autorizada pela Anvisa. A definição de um público-alvo e das regiões prioritárias foi necessária devido à limitação na oferta de doses pelo laboratório fabricante da vacina.

 

Em Guarulhos, o público-alvo de dez a 14 anos é composto por 111.439 pessoas, conforme estimativa do IBGE. As 69 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e o Ambulatório da Criança e do Adolescente já estão preparados para iniciar o esquema vacinal, composto por duas doses, com um intervalo de três meses. No entanto, o município aguarda o documento técnico da Secretaria da Saúde do Governo do Estado, que irá nortear as ações, bem como o envio de doses.

Nos primeiros 25 dias deste ano foram registrados 142 casos de dengue em Guarulhos e 496 estão em investigação, evidenciando a urgência na implementação do programa de vacinação. Apesar de a vacina ser uma ferramenta valiosa de prevenção, a abordagem mais eficaz continua sendo evitar a reprodução do mosquito da dengue. Portanto, é crucial que os moradores de Guarulhos verifiquem seus quintais e removam todo e qualquer recipiente que possa acumular água, destacando a importância de receber os agentes de combate a endemias e os agentes comunitários de saúde.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE