PUBLICIDADE
InícioCIDADEFevereiro Pink começa com ação de prevenção às ISTs em concentração da Banda...

Fevereiro Pink começa com ação de prevenção às ISTs em concentração da Banda Bicha neste sábado

Publicado em
PUBLICIDADE

Neste sábado (3) a Prefeitura de Guarulhos utilizará o desfile da Banda Bicha como ponto de partida para iniciativas de conscientização e prevenção contra as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) durante o Fevereiro Pink. A equipe do programa IST/Aids e Hepatites Virais estará na rua Lídio Francisco de Santana (ao lado do Adamastor), a partir das 12h, para orientações e entrega de camisinhas aos foliões.

O foco das atividades é a divulgação das estratégias de prevenção disponíveis, como o uso consistente e correto dos preservativos (internos e externos), gel lubrificante, a PEP (profilaxia pós-exposição ao HIV), que consiste na administração imediata de antirretrovirais para reduzir o risco de infecção após a exposição ao HIV, e a PrEP (profilaxia pré-exposição) como uma estratégia inovadora de prevenção, com medicamentos tomados antes da exposição ao HIV.

 

Na quinta-feira (8), das 9h às 12h, a ação se expandirá para a feira livre na área de abrangência da UBS Soimco, localizada na rua Barão de Melgaço, 101, Cidade Soimco. Simultaneamente, o Restaurante Popular Coma Bem Zilda Arns, situado na avenida Monteiro Lobato, 518, Macedo, receberá a iniciativa das 10h às 14h.

Já na próxima sexta-feira (9), o SAE Carlos Cruz realizará a ação das 9h às 12h no Baile de Máscaras do CIC Pimentas, enquanto que a Associação Marinatti, juntamente com a equipe do programa IST/Aids e Hepatites Virais, levará a ação ao calçadão da rua Dom Pedro II, das 10h às 14h. Na mesma data a UBS Seródio e a equipe técnica da Região de Saúde São João estarão presentes no Terminal de Ônibus São João.

As ISTs incluem herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo papilomavírus humano (HPV) e hepatites virais B e C. Por isso, também fazem parte da estratégia de prevenção a testagem regular para as ISTs, o incentivo ao autoteste para HIV e a importância da vacinação contra o HPV, direcionada para crianças e adolescentes de nove a 14 anos, e contra a hepatite B, indicada para a população em geral.

Dados sobre as ISTs em Guarulhos

De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net) de 3 de janeiro de 2024, em 2023 foram notificados 192 casos de HIV/aids em Guarulhos, sendo 80% em homens (62% na faixa de 15 a 34 anos) e 20% em mulheres (39,5% na faixa de 15 a 34 anos).

Os casos registrados de sífilis foram 1.107, sendo 67% em homens e 37% em mulheres, além de 702 casos de sífilis em gestantes, sendo 59% na faixa de 15 a 24 anos e outros 278 casos de sífilis congênita em recém-nascidos.

Vale lembrar que as Unidades Básicas de Saúde abordarão o Fevereiro Pink durante todo o mês em sua rotina de atendimento e ao longo do programa Saúde Agora (UBS abertas aos sábados), inclusive, ofertando testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE