PUBLICIDADE
InícioNACIONALANEC incentiva atividades pedagógicas ligadas à Campanha da Fraternidade 2024

ANEC incentiva atividades pedagógicas ligadas à Campanha da Fraternidade 2024

Publicado em
PUBLICIDADE

No último dia 05/02, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) realizou um workshop dedicado à Campanha da Fraternidade de 2024, voltado à formação teórica para educadores e agentes da Pastoral Escolar sobre o tema “Fraternidade e Amizade Social”. O encontro, organizado pelo PastoLAB (Laboratório de Pastoralidade), programa da ANEC destinado à formação continuada dos coordenadores e agentes de Pastoral das instituições educacionais católicas do Brasil, foi apresentado por Gregory Rial, coordenador de Animação Pastoral da ANEC, e teve abertura conduzida pelo Frei Mário José Knapik, diretor pastoral da ANEC.

Com o enfoque na campanha, que este ano completa 60 anos no Brasil, o workshop contou com a participação de representantes da associação, os quais não apenas introduziram o tema da CF, mas também abordaram questões pedagógicas relacionadas. Todos os anos, a campanha recebe um tema e um lema, escolhidos a partir de três objetivos permanentes, como explicado pelo diretor pastoral da ANEC.

 

Para o diretor da ANEC, a escolha do tema para 2024 foi inspirada em duas frases do Papa Francisco, que resumem a ideia de fraternidade e amizade social como a capacidade de união e colaboração, sem fronteiras ou limitações. Roberta Guedes, gerente da Câmara de Educação Básica da ANEC, também participou da abertura do evento, destacando a importância da Pastoral para a gestão das instituições católicas.

Durante as discussões, lideradas pelo Pe. Julio Cesar Rezende, assessor da Comissão Episcopal para Cultura e Educação da CNBB, e pela professora Vandeia Lúcio Ramos, junto ao Pe. Diego Andrade, abordou-se a integração do tema da amizade social na sala de aula e sua relevância para a formação dos alunos. Neste ano, a ANEC propôs um projeto pedagógico pastoral interdisciplinar que percorra os 60 anos da Campanha da Fraternidade, visando explorar todas as dimensões do tema de 2024.

Diferentemente dos anos anteriores, a ANEC decidiu mudar sua estratégia, visando ampliar o impacto da campanha para além das salas de aula, com uma série de eventos ao longo do ano para envolver os alunos nas práticas da fraternidade. Segundo o Pe. Diego Andrade, o tema deste ano é mais abrangente e vivencial, não se limitando a problemas específicos, mas englobando todas as experiências de convívio, dentro e fora da escola.

Diante do cenário de polarização no Brasil, as escolas têm a oportunidade, segundo a professora Vandeia Lúcio Ramos, de promover discussões saudáveis e construir espaços que valorizem a pluralidade como um dom. A ANEC disponibilizou uma série de materiais de apoio em seu site para auxiliar educadores e associadas a trabalharem o tema da CF 2024 em seus ambientes educacionais.

Para mais informações consulte o site da ANEC.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE