A rede Comercial Esperança iniciou sua história, em 1970, na avenida Esperança, no. 6, Centro de Guarulhos. Depois mudou-se para outro espaço, na rua Luiz Faccini, mas ainda em uma loja bem menor do que a da esquina com a rua São Domingos. Ficava no outro lado da rua, em frente à rua Olinda de Albuquerque. Com o crescimento, passou a ocupar o prédio atual. Dali, a rede se expandiu, grandes lojas foram construídas em bairros de Guarulhos e o Comercial Esperança está presente em diversas cidades, com 20 lojas, um grande centro de distribuição em Arujá e conta com 3.500 colaboradores.
Há alguns dias, a empresa afixou faixa diante da loja da rua Luiz Faccini, anunciando o fim das operações no local, no dia 6 de abril, bem como divulgou mensagem de agradecimento às famílias dos clientes, que há décadas prestigiam o estabelecimento.
Nas redes sociais já circulam lamentos pelo fim das operações. Mas faz sentido, porque o imóvel já não condiz com a realidade atual, haja vista as demais filiais, que contam com estrutura muito melhor.
Enviamos mensagem à empresa, buscando saber se haverá alguma outra atividade do grupo no local, como uma loja Casa&Vida, por exemplo, que faz parte do grupo. Ainda não obtivemos retorno. Voltaremos ao assunto oportunamente.