PUBLICIDADE
InícioCANAISSAÚDEPodcast "Superviventes" conta histórias de pacientes com câncer

Podcast “Superviventes” conta histórias de pacientes com câncer

Publicado em
PUBLICIDADE

Está disponível, durante os meses de abril e maio, o podcast “Superviventes”, focado em contar histórias de pessoas que tiveram câncer e superaram os problemas decorrentes do tratamento. A iniciativa é da Ameo – Associação da Medula Óssea e os dez episódios ficam disponíveis às terças-feiras, até o dia 21 de maio, em todas as plataformas de áudio.

 

O objetivo do podcast é levar informação de qualidade para a população, especialmente para quem já teve câncer ou está fazendo tratamento contra a doença. Através de entrevistas com especialistas e pacientes – os “Superviventes” – o podcast apresenta histórias de superação e como lidar com as adversidades após o diagnóstico de câncer. A primeira temporada do projeto discutirá os temas:

  • Episódio 1 – Diagnóstico
  • Episódio 2 – Fertilidade e sexualidade
  • Episódio 3 – Alimentação
  • Episódio 4 – Atividade física
  • Episódio 5 – Câncer infantil
  • Episódio 6 – Medicina integrativa
  • Episódio 7 – Dermatologia
  • Episódio 8 – Cuidadores
  • Episódio 9 – Infecções
  • Episódio 10 – Perspectivas para o futuro

“Temos cada vez mais casos de câncer no mundo, o que é motivado por fatores como o envelhecimento da população, aumento da expectativa de vida, fatores ambientais e nutricionais e hábitos da vida moderna. Já temos estudos que mostram que em breve o câncer será a primeira causa de morte no Brasil, e, segundo o INCA, são esperados 704 mil casos novos de câncer no país para cada ano do triênio 2023-2025”, explica a médica Carmen Vergueiro, fundadora e coordenadora da Ameo.

Ela ressalta que, por outro lado, temos terapias cada vez mais avançadas que contribuem para o tratamento do câncer. “Hoje o diagnóstico de câncer não pode ser visto como um ponto final: existe uma grande chance de cura e controle da doença para boa parte dos pacientes, especialmente para aqueles cujo diagnóstico é feito no início do quadro e é isso que queremos passar com o podcast Superviventes; queremos que o paciente se sinta motivado e tenha informações para melhorar sua qualidade de vida”, explica.

Uma das apoiadoras do projeto, a Astellas Farma Brasil, possui em seu portfólio tratamentos inovadores contra diversos tipos de câncer, como Leucemia Mieloide Aguda (LMA) e Câncer de Próstata. O gerente médico sênior da companhia, Marcos Freire, diz que os objetivos do podcast conectam-se com a visão institucional da Astellas e por isso decidiram apoiar o projeto. “O podcast é uma ótima iniciativa e representa a visão da Astellas como empresa, pois nosso intuito é promover qualidade de vida ao paciente com câncer, tanto por meio do incentivo à pesquisa e inovação, quanto através de ações que apoiem e enderecem as suas necessidades, e de seus cuidadores e familiares”.

A equipe responsável da Ameo prevê realizar uma segunda temporada, dessa vez se aprofundando no diagnóstico, história clínica e sintomas de cada tipo de câncer. “Acreditamos que conhecimento é algo crucial e queremos que a população se informe de maneira correta sobre o câncer”, destaca Carmen Vergueiro.

O podcast “Superviventes” está disponível nas plataformas de áudio.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE