PUBLICIDADE
InícioCIDADETendas em unidades de saúde irão agilizar atendimento de pacientes com dengue

Tendas em unidades de saúde irão agilizar atendimento de pacientes com dengue

Publicado em
PUBLICIDADE

Para dar conta da demanda de pacientes com sintomas de dengue, a Prefeitura de Guarulhos está instalando estruturas avançadas que incluem médicos, equipes de enfermagem, insumos, medicamentos e toda a estrutura necessária, em unidades municipais de saúde.

 

A justificativa para a instalação emergencial é que a medida é necessária para oferecer um tratamento eficaz à população que busca por atendimento com sintomas de dengue. As tendas começarão a funcionar a partir desta quarta-feira (17). Reduzir o tempo de espera é um dos objetivos da ação, que faz parte do Atende Já Dengue, uma força-tarefa realizada pela Secretaria Municipal de Saúde para melhorar o atendimento aos pacientes da cidade.

Duas unidades serão abertas nesta quarta a partir das 12h: a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Paulista e o Pronto Atendimento (PA) Paraventi. As outras duas, que estão sendo montadas nas UPAs São João e Cumbica, serão abertas até o final desta semana. Todas funcionarão de segunda a domingo das 7h às 19h.

Atende Já Dengue conta também com a abertura de 8 Unidades Básicas de Atendimento (UBS) nos fins de semana para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas de dengue. São as UBS Parque Cecap, Jardim Paulista, Jardim Acácio, Jovaia, Nova Bonsucesso, Inocoop, Parque Alvorada e Dona Luiza, que funcionam também aos sábados e domingos de abril das 7h às 17h.

As unidades estão preparadas para receber pacientes com sintomas como febre alta, dores no corpo, nas articulações e atrás dos olhos, mal-estar, dor de cabeça e manchas vermelhas na pele. Caso os sintomas se agravem, com dores abdominais intensas, vômitos persistentes, sangramentos no nariz, na boca ou nas fezes, tonturas e cansaço extremo os pacientes devem procurar as UPAs e os PAs.

Guarulhos tem 31.210 casos confirmados de dengue e 29 óbitos registrados em decorrência da doença até esta terça-feira (16).

Problemas apontados

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Zélia Brito, postou vídeos nas redes sociais, apontando problemas verificados na instalação das tendas. Entre outras questões, citou tenda ocupando lugar que deveria ser destinado a ambulâncias e tenda colocada sob árvores.

Serviço

A UPA Paulista fica na rua Teixeira Mendes, 166, Jardim Paulista. Já o PA Paraventi está localizado na rua Joracy de Camargo, 202, Jardim Paraventi.

Fotos: Márcio Lino e Fábio Nunes Teixeira/PMG

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE