PUBLICIDADE
InícioABASTECIMENTOAbril Verde: Evite acidentes com a rede elétrica durante obras e reformas

Abril Verde: Evite acidentes com a rede elétrica durante obras e reformas

Publicado em
PUBLICIDADE

Em todo o País, uma das principais causas de acidentes envolvendo energia elétrica está relacionada a pequenas reformas e reparos executados sem respeitar a distância de segurança da rede elétrica. Durante o Abril Verde, mês dedicado à prevenção de acidentes de trabalho, a EDP, distribuidora de energia com atuação em 28 municípios no Estado de São Paulo, reforça o alerta para os cuidados com a rede elétrica durante as atividades de profissionais da construção civil.

A edição de 2024 do Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica, editado pela Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), traz informações preocupantes sobre o aumento de ocorrências com ferimentos e mortes em todo o país, em especial no Estado de São Paulo.

 

De acordo com o levantamento, o Brasil registrou em 2023 o maior número de acidentes com a rede elétrica dos últimos cinco anos. Foram 986 registros, o que representa 7,17% a mais do que em 2019. No mesmo comparativo, o número de mortes apresentou uma pequena redução (-3,2%), ou seja, os números seguem preocupantes. Foram 674 fatalidades no ano passado e São Paulo é o Estado com mais ocorrências registradas em todo o país, chegando a 88 acidentes que resultaram em 49 mortes.

Profissionais das áreas de construção e manutenção lideram os indicadores de mortes provocadas por acidentes com a rede elétrica, chegando a 17,1% (115 óbitos) do total de registros. 

O gestor de Operação e Serviços da EDP, Stevon Schettino, destaca a necessidade de contratação de profissionais qualificados, do uso de materiais certificados e da elaboração de projetos elétricos para as obras.

Stevon lembra que não há necessidade de se encostar na fiação. Em muitas, vezes, a aproximação com a rede já traz riscos de acidentes graves e queimaduras. “A negligência nessa área pode resultar em ferimentos graves ou até morte”, ressalta.

De acordo com o gestor, a combinação entre informação e segurança é garantia de redução de riscos no ambiente de trabalho.

Confira abaixo algumas dicas para que os serviços sejam executados em conformidade com as normas de segurança:

·       Capacitação e formação: Toda obra deve ter um responsável técnico, que vai supervisionar todos os detalhes e minimizar riscos;  

·       Normas de segurança: Conheça e cumpra todas as normas de segurança elétrica locais e regulamentações específicas.  

·       Planejamento e sinalização: Planeje a obra com antecedência e analise quais são os possíveis riscos, como altura da fachada para a pintura e proximidade da rede elétrica. Use sinalização para alertar sobre áreas de risco elétrico;  

·       Identificação de fios e cabos: Antes de iniciar qualquer atividade com instalação elétrica interna, identifique os fios e cabos elétricos. Use etiquetas e cores padronizadas para facilitar o reconhecimento.  

·       Equipamento de Proteção Individual (EPI): Use EPI, como luvas isolantes, capacetes, óculos de segurança e botas com sola de borracha, para proteger-se contra choques elétricos e outros riscos.

·       Redobre a atenção: Cuidado com rolos, bastões de pintura e andaimes. Atenção para não esbarrar nos fios na hora de pintar a fachada. Além disso, antes de movimentar estruturas metálicas, como barras de ferro, arames, calhas, certifique-se de que não há risco de encostar na rede elétrica;

A EDP reforça a temática de segurança com energia elétrica na construção civil com ações contínuas em sua região de atuação, por meio de palestras educativas e entregas de informativos em lojas e empresas ligadas ao ramo. Em caso de ocorrências que envolvam a rede de distribuição de energia elétrica, a Concessionária deve ser contatada imediatamente pelos canais de atendimento:

• Site www.edponline.com.br  

• Aplicativo EDP Online  

• WhatsApp EDP: (11) 9 3465-2888

• Central de Atendimento: 0800 721 0123

• Agências de atendimento presencial  

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE