PUBLICIDADE
InícioCIDADESaiba como irão funcionar os serviços de saúde de Guarulhos no fim...

Saiba como irão funcionar os serviços de saúde de Guarulhos no fim de semana

Publicado em
PUBLICIDADE

Neste sábado (11) a Prefeitura de Guarulhos abre cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) pelos programas Atende Já Dengue e Saúde Agora. As UBSs Vila Barros, Novo Recreio, Taboão, Haroldo Veloso e Marcos Freire funcionarão das 8h às 17h para atender pessoas com sintomas de dengue, bem como para prestar os atendimentos tradicionais, como vacinação e exames. Além disso, as estruturas avançadas das UPAs Paulista, São João e Cumbica, além do PA Paraventi, prestarão atendimento no sábado e domingo, das 7h às 19h.

Pessoas que apresentam sintomas característicos da dengue, como febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo devem procurar atendimento nessas unidades. Durante a semana as estruturas avançadas e as 69 UBS também estão disponíveis. As UBSs operam de segunda a sexta-feira, em sua maioria das 7h às 17h, com algumas em regime de rodízio aos sábados pelo programa Saúde Agora, e as estruturas avançadas funcionam de segunda-feira a domingo das 7h às 19h.

 

Em casos mais graves, como dores fortes na barriga, vômitos persistentes, sangramentos no nariz, na boca ou nas fezes, tonturas e muito cansaço, a Secretaria da Saúde recomenda que os pacientes se encaminhem para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) da rede. Os endereços podem ser consultados em www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-de-urgencia-e-emergencia-24-horas.

Até o momento Guarulhos registra 50.994 casos de dengue e 59 óbitos em decorrência da doença. A estratégia da Prefeitura para ampliar o atendimento aos pacientes com sintomas de dengue inclui a abertura das UBS aos sábados, bem como a implementação de estruturas avançadas em quatro serviços de urgência e emergência.

Vacinação e outros serviços de saúde

Além do atendimento relacionado à dengue, as UBSs também oferecerão serviços como consultas, exames e vacinação pelo programa Saúde Agora, incluindo a imunização contra a gripe, que foi estendida para toda a população com mais de seis meses de idade. Também estarão disponíveis vacinas de rotina e a vacina contra a dengue, esta para jovens de dez a 14 anos. Para se imunizar é necessário levar a carteirinha de vacinação, documento original com foto e cartão SUS.

Outros serviços ofertados sem a necessidade de agendamento prévio incluem testes rápidos para a detecção do HIV, da sífilis e das hepatites B e C, aferição de pressão arterial e glicemia (mediante pedido médico), curativos e dispensação de medicamentos. Apenas consultas médicas e exames de Papanicolau precisam ser agendados previamente na própria unidade ou por meio do aplicativo Saúde Guarulhos (bit.ly/3E13Wek).

As unidades também estarão empenhadas em promover a prevenção de acidentes de trânsito, em alinhamento com a campanha Maio Amarelo, que visa a conscientizar sobre esse tema, e o Maio Laranja, que destaca o combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes.

Serviço

UBS Vila Barros: rua Carlos Korkischko, 425, Vila Barros

UBS Novo Recreio: rua Santina, 543, Recreio São Jorge

UBS Taboão: rua Maria Elisa, 80, Parque Santo Agostinho

UBS Haroldo Veloso: rua Pocrane, 79, Conjunto Haroldo Veloso

UBS Marcos Freire: rua do Poente, 200, Conjunto Habitacional Marcos Freire

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE