PUBLICIDADE
InícioCIDADEAlunos da rede estadual conheceram espaço de compostagem da Prefeitura

Alunos da rede estadual conheceram espaço de compostagem da Prefeitura

Publicado em
PUBLICIDADE

Alunos do 1º e 2º anos do ensino médio da Escola Estadual Celso Piva, do Jardim Moreira, foram conhecer, na quinta-feira (9), o pátio de compostagem da Prefeitura de Guarulhos, no Jardim Taboão. Química, biologia, engenharia, ecologia e até questões de saúde foram temas transversais abordados durante a visita.

No local acontece a transformação de restos de alimentos, como cascas de frutas e legumes, em adubo orgânico distribuído aos agricultores familiares da cidade, e também em biogás para a alimentação de lamparinas e fogões.

 

Após passarem pela estação de vermicompostagem (compostagem com minhocas), os jovens conheceram as leiras com as diferentes etapas da compostagem termofílica e o biodigestor, equipamento no qual os resíduos orgânicos são transformados em biogás.

Com o sonho de ser médica, Ester Cardoso dos Santos, 16 anos, falou sobre a experiência.

“Muito impressionante a transformação dos resíduos em gás que pode ser utilizado com segurança no dia a dia. Temos que parar de dar desculpas e começar a realizar a compostagem em nossas casas e escolas para ajudar a recuperar a saúde do planeta”.

Para a professora Cristiane Baltazar, os conhecimentos adquiridos serão úteis no dia a dia da escola e também para a disseminação nas famílias e comunidades dos estudantes.

“Nossa escola é bastante engajada em questões ambientais e certamente o que eles aprenderam aqui é uma semente que será cultivada não só no ambiente escolar, mas também entre a família”, afirmou a docente.

Foto: Marcio Lino/PMG

A visita ao pátio de compostagem foi uma das atividades da 4ª Semana de Compostagem e contou com explicações de Celi Pereira, que é embaixadora do Instituto Lixo Zero em Guarulhos e autora de coleções de livros infantis voltados à educação ambiental.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE