PUBLICIDADE
InícioCIDADANIAGuarulhense oferece guia gratuito de primeiros socorros psicológicos a vítimas das enchentes...

Guarulhense oferece guia gratuito de primeiros socorros psicológicos a vítimas das enchentes no Sul

Publicado em
PUBLICIDADE

A neuropsicóloga, psicanalista, professora e escritora Heidy Lírio, preocupada com as consequências mentais que a catástrofe que vem ocorrendo no Rio Grande do Sul pode causar, criou um livro digital (e-book) com um guia prático de primeiros socorros psicológicos e está disponibilizando o material para as famílias cujos entes tenham sido afetados por aqueles tristes acontecimentos.

Ela afirma que é comum que as pessoas se preocupem com os efeitos físicos desses eventos climáticos, como pessoas feridas, adoentadas, famílias desabrigadas, imóveis destruídos, empresas sem condições de desenvolver atividades e, enfim, todos os tipos de prejuízos materiais. Porém, é evidente que todos os transtornos que a população vem sofrendo causam abalos psicológicos e é lógico que poucos terão condições de buscar atendimento na atual fase.

 

Pensando assim, ela criou o Guia Prático de Primeiros Socorros Psicológicos, cujo conteúdo pode ser acessado por este link.

“Os primeiros socorros psicológicos são uma forma de intervenção de apoio emocional imediato oferecido a pessoas que enfrentam crises, traumas ou situações de estresse emocional. Assim como os primeiros socorros físicos são cruciais para lidar com emergências médicas, os primeiros socorros psicológicos visam fornecer suporte prático e empático para ajudar indivíduos a lidar com dificuldades emocionais e promover a resiliência. Reuni alguns pontos essenciais sobre os primeiros socorros psicológicos, com o objetivo de fornecer suporte imediato e prático para ajudar as pessoas a lidar com reações emocionais intensas após um evento traumático, como desastres naturais, acidentes, perdas pessoais ou situações de crise”, afirma.

A autora cita que oferecer primeiros socorros psicológicos não requer treinamento especializado: apenas compaixão e disposição para ajudar, mas acentua que os primeiros socorros psicológicos não substituem tratamento profissional. “Se a pessoa necessitar de apoio contínuo ou especializado, é importante encaminhá-la a profissionais de saúde mental qualificados”, recomenda.

Direitos autorais

Heidy Lirio alerta, entretanto, que é detentora dos direitos autorais desse conteúdo e que só pode ser compartilhado gratuitamente, desde que seja respeitada a integridade do material e sua autoria, sendo estritamente proibida a venda ou comercialização do conteúdo sem sua autorização expressa. A diagramação é de Anderson Barbosa, do Estúdio Alvorada.

Divulgação para o Rio Grande do Sul

É importante que o Guia de Primeiros Socorros Psicológicos esteja disponível para as famílias gaúchas neste grave momento. Pede-se a quem tiver parentes e amigos por lá para compartilhar essa informação. Se alguém tiver contato com profissionais da mídia do Rio Grande do Sul, pode fazer a ponte com o Click Guarulhos pelo WhatsApp 11 98849-7425, para que possam falar com a própria Heidy, que poderá explicar em detalhes como utilizar o manual que produziu.

Quem é Heidy Lirio

Formada em Letras, Psicanálise e Neuropsicologia, Heidy Lirio é doutoranda em Psicologia pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales da Argentina. Atuou na Prefeitura de Guarulhos como professora, AEE e coordenadora de programas educacionais.

Também atua como psicanalista clínica, psicopedagoga clínica, neuropsicóloga e é escritora de livros conceituados na prevenção às relações abusivas: “Relação abusiva nunca mais” e “Coletânea de prevenção ao bullying”. Estudou Ética, Valores e Cidadania, Neurociência e Gestão das Emoções na Harvard University e especializou-se na Prevenção de Violência e Saúde Mental, na Michigan University, dos Estados Unidos. É especialista em TDAH e Autismo e Neurodesenvolvimento pela Universidade de Curtin, na Austrália. É membro da Academia Guarulhense de Letras.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE