A 8ª edição do Sarau no Parque foi realizada na sexta-feira, 24, no Parque Júlio Fracalanza, por iniciativa do Centro Multiprofissional de Práticas Integrativas e Complementares da Saúde (Cempics) de Guarulhos, que periodicamente reúne artistas, trabalhadores e frequentadores daquele espaço público da Vila Augusta. O evento promoveu encontro e trocas artísticas e culturais com foco na promoção da saúde. Neste mês os temas abordados foram segurança no trânsito, prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes e a luta antimanicomial.
Durante o sarau também foi realizada uma oficina de mosaico, conduzida por Rosane Almeida, oficineira do Tear, entidade que promove iniciativas do tipo por meio da inclusão social pelo trabalho, há 20 anos na cidade. A atividade teve como objetivo produzir uma intervenção urbana no parque, destacando a importância dos cuidados diferenciados em saúde mental e o uso da criatividade como forma de transformação social. Participantes da oficina ajudaram a decorar três mesas do local com mosaicos, utilizando técnicas que aprenderam no evento.
Além dos frequentadores do parque, a atividade contou com a participação de trabalhadoras do Tear e do Cempics, bem como do PA Paraventi. Juntas, essas pessoas deixaram uma marca para o bem comum, decorando as mesas com cores variadas e formatos para jogos de tabuleiro, criando mais um espaço de convivência saudável e enriquecido pela arte.
Vem mais sarau por aí
Por iniciativa do Centro do Professorado Paulista (CPP), a Academia Guarulhense de Letras (AGL) promoverá sarau literário no sábado, 8/6, a partir das 10h, na sede do CPP Guarulhos, rua Assis Chateaubriand, esquina com rua Onze de Agosto, Centro (vizinho à ACM e próximo à loja de hortifrúti Sítio Verde.
A atividade será aberta a todos os interessados e está prevista de se estender até as 13h. Porém, até as 16h estará ocorrendo a Feira de Discos, Livros, CDs e DVDs, para angariar recursos para a AGL. Quase todos os itens estarão à venda por preços a partir de R$ 10. Apenas alguns considerados mais raros terão preços diferenciados. Exemplares de livros serão sorteados entre os participantes do sarau e também haverá itens sem custo para os interessados.
A ideia é promover a cada mês ou a cada dois meses um sarau em dia de semana, à noite, tornando um hábito esse tipo de atividade no CPP.