Entre a sexta-feira (12/7) e madrugada de hoje (15/7), a PF em conjunto com a Receita Federal, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, prendeu 11 passageiros de voos internacionais transportando droga no corpo, nas bagagens e também medicamentos sem a devida documentação legal.
Policiais federais, com o auxílio de cães farejadores e scanner corporal, prenderam em ações distintas, cinco passageiros tentando embarcar com droga para o exterior. Dois deles, uma mulher nacional de Cabo Verde e um homem nacional da Letônia, que viajariam separadamente para Portugal,
foram flagrados com mais de 22 kg de cocaína ocultos dentro de embalagens para lençóis e tapetes. Em outra ação, os mesmos policiais flagraram uma brasileira, que pretendia embarcar em voo para a França, com mais de dois quilos de cocaína ocultos numa espécie de cinta que ela usava. Por fim, duas brasileiras que embarcariam separadamente para a Espanha, foram detidas pelos policiais, que operam o aparelho de scanner corporal, com cocaína engolida na forma de cápsulas, que foram engolidas, oculta dentro dos calçados e quase três quilos em volumes fixados às pernas.
Em outras duas ações, estas realizadas por servidores da Receita Federal, foram apreendidos cocaína e medicamentos. Um total de 16 kg de cocaína estava oculto dentro de embalagens para lençóis. A droga estava com um homem, nacional da Espanha, que pretendia embarcar para a França.
Em outra ação, realizada na fiscalização de passageiros e suas bagagens, provenientes de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, os fiscais da Receita flagraram um homem e suas quatro sobrinhas transportando medicamento para tratamento da diabetes, que tem sido utilizado na forma off label para emagrecimento, sem a devida documentação legal e cuja quantidade (cerca de 25 caixas encontradas na mala de cada indivíduo), evidencia a intenção comercial.
Foi instaurado inquérito policial pelo crime de contrabando, e também a fixação de fiança.