A Meta anunciou nesta quarta-feira (17) o fim da linha para os recursos de IA generativa no Brasil. A decisão suspende os planos da empresa de apresentar mais novidades para os brasileiros e vale para todas as plataformas da empresa — Instagram, Facebook e WhatsApp.
A medida foi tomada pela Meta após a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), vinculada ao governo federal, determinar que a empresa suspendesse a coleta de dados de usuários para treinar sua inteligência artificial no início deste mês.
A IA generativa é uma área da inteligência artificial usada para desenvolver ferramentas capazes de criar textos, imagens, vídeos, músicas e códigos de programação, por exemplo.
Um dos recursos de IA generativa da Meta é o criador de figurinhas no WhatsApp, que consegue fazer desenhos inéditos a partir de uma breve descrição por texto. Este recurso não está disponível neste momento.
Por que a Meta vai remover funções de IA no Brasil?
- A Meta planejava trazer mais recursos em português para suas plataformas no Brasil. Entre as funções suspensas, está a capacidade de criar figurinhas no WhatsApp e Instagram usando IA generativa.
- Na União Europeia, a nova prática de privacidade da Meta também não foi bem recebida e suspendeu a chegada do novo chatbot Meta AI em todos os países do bloco.
*Fonte: Olhar digital e portal g1