PUBLICIDADE
InícioCIDADANIAAlexandra Oniki representou Guarulhos na 5a. Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa...

Alexandra Oniki representou Guarulhos na 5a. Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Publicado em
PUBLICIDADE

Alexandra Oniki, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Guarulhos (CMDPD) e diretora executiva do CIAAG – Centro de Inclusão e Apoio ao Autista de Guarulhos, representou Guarulhos na 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CNDPD), realizada em Brasília, de 14 a 17 de julho, após oito anos da edição anterior do evento.

Como delegada escolhida no início do ano, ela representou a sociedade civil do município na delegação do Estado de São Paulo, formada por 88 integrantes. A Conferência foi convocada pelo ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio de Almeida, e contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de encerramento.

O encontro nacional teve como tema “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Construindo um Brasil mais inclusivo”. A iniciativa visa elaborar propostas de políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência. Foi palco para a discussão de propostas que podem ser transformadas em leis que beneficiem esse público e a troca de ideias e experiências entre os especialistas no assunto e ativistas do setor.

“É uma honra representar Guarulhos nessa conferência e uma grande oportunidade de disseminar conhecimento e contribuir com propostas que podem se transformar em leis para melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência. Mais do que incluir a pessoa com deficiência em todos os segmentos da economia, temos o dever de propor políticas públicas sustentáveis para garantir o seu desenvolvimento, acessibilidade e cidadania”, destaca Oniki.

Fábio Ogrisio, da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão do município, também participou, representando o poder público. Ambos foram eleitos representantes do Estado de São Paulo, a maior delegação presente no evento.

 

Os debates foram baseados em cinco eixos temáticos:

  1. Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência;
  2. Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada;
  3. Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência;
  4.  
  5. Cidadania e Acessibilidade; e
  6. Os desafios para a comunicação universal.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE