Assisti atentamente ao debate da Rede Band (transmitido pela TV, rádio e internet), porque foi a primeira oportunidade de confronto dos seis candidatos à Prefeitura de Guarulhos.
Louve-se a iniciativa da Band. Muito bem organizado e com plena igualdade de direitos entre os participantes, infelizmente o debate resultou em mais dúvidas do que certezas na cabeça do eleitor, tal a perda de tempo em repetição de acusações e troca de farpas, em vez de apresentação de propostas sólidas e que contivessem também a fonte de recursos para sua concretização. Vou citá-los na mesma ordem em que foram posicionados diante das câmeras, o que foi decidido por sorteio.
Alencar Santana, do PT 13, ocupou quase todas as falas para criticar a vice de Elói Pietá e para, mais uma vez, insistir em apregoar seu apego ao PT e sua proximidade com o presidente Lula, como se bastasse estar bem com Brasília para resolver os problemas da cidade. As propostas apresentadas foram genéricas e superficiais, tal e qual os demais.
O candidato do PDT 12, Márcio Nakashima, em que pese sua dificuldade de expressar-se, foi o que mais se mostrou proativo, buscando enaltecer sua própria figura, em vez de procurar desmerecer as dos demais. Por só ter experiência no Poder Legislativo, e sem atuação específica em Guarulhos, não conseguiu transmitir confiança de que poderia ser um bom administrador na Prefeitura.
Elói Pietá, candidato do Solidariedade 77, foi prolixo ao formular perguntas, ocupou tempo demasiado para defender a vice Fran Corrêa, buscando desqualificar as acusações em vez de esclarecer as questões. Embora seja inegável seu conhecimento sobre a cidade e seus problemas, a exemplo dos demais, faz inúmeras promessas de melhorias, sem justificar de onde obter recursos para viabilizá-las. Criticou com razão a qualidade da Saúde na cidade, mas em sua gestão as críticas ao serviço também eram constantes.
Jorge Wilson Xerife do Consumidor, do Republicanos 10, foi mais uma vez repetitivo ao prometer a conclusão do Hospital da Mulher na Maternidade JJM, o equipamento e funcionamento dos andares vazios do Hospital Pimentas-Bonsucesso e o Hospital Infanto-Juvenil, a ser construído pela iniciativa privada no bairro do Taboão, circunstância que ele nunca cita. Fugiu de responder à acusação de que foi o responsável pela contratação da Gerir pela gestão Guti, empresa que causou imenso transtorno e prejuízo à cidade. Também não respondeu sobre a precariedade da gestão do Esporte em Guarulhos, pasta cujo titular foi por ele indicado, o mesmo ocorrendo quanto às questões do transporte. Não se cansou de citar o apoio do governador Tarcísio de Freitas, como se bastasse estar bem com o governo estadual para resolver os problemas da cidade.
Waldomiro Ramos, do PSB 40, inegavelmente conhece bem a cidade e seus problemas, mas foi vazio na apresentação de propostas. Mostrando mais uma vez incoerência entre sua postura e o partido pelo qual é candidato, defendeu a privatização da Sabesp. Em dado momento, elogiou a gestão do prefeito Guti “pela coragem de entregar o Saae à Sabesp”. Em outro, elogiou Elói Pietá por defender a construção de um hospital na região do Jardim São João. Parece que quer ficar bem como todo mundo.
Lucas Sanches, candidato do PL 22, fugiu de responder sobre as acusações de rachadinha em seu gabinete e, principalmente sobre famigerado contrato de divisão do mandato que firmou com Caíque Marcatt. Insistiu na falsa acusação de que o Xerife não more em Guarulhos e na tola tese de que só ele representa a Direita na cidade, como se isso representasse efetiva qualidade, quando há centenas de prefeitos de Direita, pelo Brasil afora, que são péssimos. Apresenta propostas vazias e repetitivas, como a “Olhos de Águia”, que nada mais é do que a mesma “Muralha Gru” posta em prática no atual governo nas entradas e saídas da cidade.
Em resumo, ao assistir ao debate o eleitor pode ter tirado como conclusão exatamente em qual ou em quais deles não votar, mas dificilmente terá obtido certeza de qual dessas dezenas irá digitar na urna eletrônica em 6 de outubro. Ao menos, a julgar pela participação dos seis no debate.
Para quem não teve oportunidade de assistir, segue o link da transmissão: https://www.band.uol.com.br/eleicoes/2024/debate/ao-vivo/prefeitura-guarulhos-1-turno
Valdir Carleto