A pandemia de covid-19 acabou, mas os casos vêm aumentando no estado de São Paulo, o mais populoso. Por isso, a Fiocruz alerta para o risco da doença se espalhar pelo país.
O alerta da Fiocruz se baseia no último Boletim InfoGripe, que aponta um aumento acentuado de internações por casos de covid-19, principalmente no estado de São Paulo, onde o número de casos cresceu 36% entre julho e agosto. Em números absolutos, foram 392 notificações nesse bimestre, segundo o instituto.
Também aumentaram os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em 45%, no mesmo período.
Dados da doença em Guarulhos
De 1 de janeiro a 30 de agosto, Guarulhos registrou 2.577 casos, com 16 óbitos.
Outros casos de síndromes gripais: 21.366 casos. Fonte: Dados obtidos por meio do sistema E-SUS Notifica em 30/08/2024, sujeitos a alteração.
A Secretaria Municipal de Saúde reitera que esta é época sazonal para doenças respiratórias e que os serviços realizam a notificação nesse sistema.
Covid em todo país e importância da vacinação
A pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do Boletim InfoGripe, Tatiana Portella, comenta sobre o risco da covid se espalhar pelo país, a partir de São Paulo.
Para evitar a covid, a pesquisadora destaca a importância de estar com a vacinação em dia, principalmente para as pessoas dos grupos de risco.
Mas a covid-19 não voltou com força apenas em São Paulo. A Fiocruz detectou aumento de casos, nas últimas seis semanas, em 17 estados e 11 capitais.
Em relação aos casos de problemas respiratórios agravados pela covid, o impacto maior é em crianças pequenas e idosos, enquanto a mortalidade tem sido mais elevada entre idosos a partir de 65 anos.
Entre os idosos, a incidência e a mortalidade por covid já superaram as causadas pelo vírus da gripe influenza A.