Uma mudança de servidores permitiu que usuários brasileiros voltassem a acessar desde a noite de terça-feira, 17, o X, rede social bloqueada desde o fim de agosto por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), o X passou a usar endereços de IP vinculados a servidores da Cloudflare. A informação é do portal g1.
Relatos no Bluesky indicaram que algumas pessoas conseguiram acessar e publicar no X pelo Wi-Fi e pela rede móvel da operadora, mesmo sem usar VPN.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), agência responsável pela regulação das telecomunicações no Brasil, está analisando relatos de usuários que afirmam ter conseguido acessar a rede social X. Apesar das alegações de acesso, a Anatel reafirmou que a decisão judicial que impede a operação da plataforma permanece inalterada.
Musk provoca Moraes após X voltar a funcionar no Brasil
O bilionário Elon Musk do X provocou o ministro do STF Alexandre de Moraes nesta quarta-feira, 18, após a rede social voltar a funcionar no Brasil, mesmo com a suspensão determinada pelo magistrado ainda em vigor.
Em sua página no X, Musk fez uma alteração em uma famosa frase do escritor de ficção científica Arthur C. Clarke, que afirmava que “qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia”.