PUBLICIDADE
InícioDATASComeça nesta quarta-feira o Ano Novo Judaico

Começa nesta quarta-feira o Ano Novo Judaico

Publicado em
PUBLICIDADE

Na noite desta quarta-feira (02/10), judeus de todo o mundo iniciam as comemorações do “Rosh Hashana”, o ano novo judaico. Será comemorada a chegada do ano 5785.

No ano novo judaico é celebrado o aniversário da criação do Universo. Rosh Hashana significa a “Cabeça do Ano”, um momento de renovação em que os judeus ficam muito conectados com Deus. “Trata-se de um momento de introspecção, reflexão e renovação”, diz o médico Cláudio Galvão Bueno, de descendência judaica e que cultiva as tradições do Judaismo. Ele explica o significado de alguns ritos da comemoração:

Tradições: a ocasião é marcada por muita festa, comidas típicas, alegria e rezas.
Um dos pontos mais marcantes dessa data é o toque do “shofar”, um instrumento de sopro feito do chifre de carneiro e tocado por alguns momentos do Rosh Hashana; representa um chamado para o arrependimento dos pecados e a chegada do novo ano. Entre os símbolos e comidas da festa estão a maçã e o mel, que significam o desejo por um ano bom e doce.

A “chala” é um pão doce trançado que nessa ocasião ganha uma versão circular, representando o ciclo da vida e o início de um novo ano; as romãs, por sua vez, representam fertilidade e abundância.

“A celebração do ano judaico (5785) ou Rosh Hashana, em tempos de guerra, é um testemunho da continuidade e da força da tradição judaica. É um momento para lembrar que, apesar dos desafios, a esperança e a renovação são possíveis. A união da festa e da tradição demonstra que, mesmo nas circunstâncias mais difíceis, a fé e os laços familiares podem proporcionar conforto e inspiração. Em síntese, Rosh Hashana nos convida a olhar para o futuro com esperança, buscando um mundo de paz e justiça para todos”, comenta.

Com justa razão, Cláudio Galvão Bueno menciona a busca por um mundo de paz, pois o momento é de extrema preocupação com a guerra que se alastra no Oriente Médio.

Iom Kipur

O dia mais sagrado dos judeus não é uma festa; mas, um dia de grande reflexão, dia de pedir perdão. O Iom Kipur acontece dez dias depois do Rosh Hashana, neste ano, começa no entardecer da sexta- feira (11/10) e termina no anoitecer do sábado (12/10). Na ocasião, os judeus praticam um jejum de 24 horas como forma de penitência, cuja maior finalidade é refletir sobre todo o mal e pecados cometidos no último ano.

 

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE