A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos reuniu na manhã desta terça-feira, 1º, os presidentes e integrantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) para uma apresentação técnica no Centro de Operações e Inteligência (COI), na praça Getúlio Vargas. Foi anunciado um conjunto de realizações, projetos e programas, reformas das unidades operacionais e administrativas, aquisição de equipamentos e viaturas.
“Os avanços são significativos nesta gestão. Definimos uma estratégia de planejamento, desenvolvemos ações e alcançamos objetivos”, comentou o secretário de Segurança Pública, Marcio Pontes. Os recursos de R$ 45 milhões são provenientes do Fundo Municipal de Segurança e de Investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), aplicados na modernização da segurança pública.
Para alcançar os objetivos, muitos dos projetos já estão em andamento, como a construção da Inspetoria Centro na praça Prefeito Paschoal Thomeu, as reformas de várias unidades operacionais e do COI, que já está na 2ª fase. Além disso, estão previstos investimentos na melhoria da capacidade de gestão da segurança pública municipal, fortalecimento administrativo e operacional da GCM, criação do Observatório da Segurança Municipal, modernização da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas (Efag) e o aprimoramento de programas de prevenção e combate à violência e à criminalidade nas escolas, contra a mulher e os jovens.
“O objetivo é fortalecer a atuação do poder público municipal, conforme determinação do prefeito Guti, visando a reduzir a criminalidade e aumentar a segurança da população”, finalizou Pontes.