InícioCIDADANIAMais de 60 jovens da Fundação Casa votam hoje em Guarulhos

Mais de 60 jovens da Fundação Casa votam hoje em Guarulhos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Neste domingo, 27 de outubro, 64 jovens da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) irão às urnas para escolher o próximo prefeito de Guarulhos. O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) instalou duas seções eleitorais especiais nos CASAs Guarulhos e Guayi, permitindo que os adolescentes participem ativamente do segundo turno das eleições municipais.

Ao todo, 481 eleitores da Fundação CASA foram alistados pelo TRE-SP para participar do segundo turno em 11 seções eleitorais situadas em três municípios do Estado de São Paulo. A maioria dos votantes é composta por adolescentes e jovens de até 21 anos, além de 25 servidores. Para adolescentes entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, enquanto para jovens entre 18 e 20 anos, o voto é obrigatório, conforme determina a Constituição Federal.

Cidadania em foco: o impacto do voto

Segundo a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto (que não tem parentesco com a família da Carleto Editorial), essas seções são parte de um esforço contínuo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da Fundação CASA para garantir o pleno exercício da cidadania, especialmente para adolescentes em privação de liberdade. Desde 2010, o TSE assegura o direito ao voto para jovens em medidas socioeducativas, conforme estabelece a Resolução nº 23.736/2024.

Claudia reforça a importância dessa oportunidade para os adolescentes: “Mais do que um direito humano, o voto é um passo fundamental no processo de reintegração social desses jovens, permitindo que participem ativamente do exercício da cidadania”.

A Fundação CASA tem mobilizado suas equipes multiprofissionais para garantir que todos os eleitores alistados tenham a oportunidade de votar, além de organizar as justificativas eleitorais para aqueles que não votarão presencialmente.

Sobre a Fundação CASA

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.

Compartilhe

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADEspot_img
Redes Sociais
32,279SeguidoresCurtir
11,922SeguidoresSeguir
1,308InscritosInscrever

Últimas Publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE