Teve início nesta segunda-feira, 4, a 8ª Semana Lixo Zero Guarulhos. A cerimônia de abertura reuniu convidados e autoridades no Teatro Adamastor, no Macedo. Teve destaque na ocasião um balanço positivo das ações implementadas pela Prefeitura na cidade em busca de um futuro mais sustentável, além da premiação de várias atores da causa ambiental.
Dentre os resultados apresentados pelo secretário de Serviços Público, Rodnei Minelli, estiveram a ampliação da coleta seletiva para todos os bairros da cidade e a rede de ecopontos que agora conta com 34 unidades e mais duas em construção. Ambas as iniciativas evitam que milhares de toneladas de resíduos sejam descartadas incorretamente e ainda geram renda para 150 famílias que trabalham nas dez cooperativas de reciclagem instaladas na cidade.
Também tiveram destaque o Cata-Treco, serviço de recolhimento de móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, entre outros inservíveis que visita cada bairro da cidade até duas vezes ao ano, e o Pet Eterno, serviço disponível em três endereços onde os munícipes podem deixar seus animaizinhos falecidos.
Premiação
A Escola da Prefeitura de Guarulhos Celso Furtado recebeu o Selo Lixo Zero entregue pelo Instituto Lixo Zero Brasil, por ter implementado iniciativas que possibilitaram a reciclagem e a destinação correta de70% dos resíduos gerados no estabelecimento.
Títulos Atitude Cidadã de reconhecimento e incentivo a práticas sustentáveis e de educação ambiental foram concedidos às diretorias de Ensino Norte e Sul, que propagaram a coleta seletiva em 17 escolas destinando 17 toneladas de materiais recicláveis as cooperativas de catadores da cidade.
O Sincomércio Guarulhos recebeu o título Atitude Cidadã pelo reconhecimento à cessão de seu estúdio para gravação de cursos, palestras e oficinas referentes à coleta seletiva.
O troféu Top Mais da Coleta Seletiva reconheceu as práticas mais exitosas de coleta seletiva no âmbito das secretarias que compõem a Prefeitura de Guarulhos. Nesta edição foram premiadas as secretarias de Gestão e de Saúde que, juntas, destinaram à reciclagem 39,5 toneladas de resíduos.
Por sua vez, a Secretaria de Educação foi reconhecida pelos esforços na implantação da coleta seletiva em 159 Escolas, 101 escolas conveniadas, 13 CEUS, nos Centro Municipal de Educação Fracalanza e Soberana, e também na Bienal do Livro, o que garantiu a coleta seletiva de 309 toneladas de materiais.