Na próxima sexta-feira, 22, das 10h às 17h, o Caps III Alvorecer realiza mais uma edição especial do projeto Atelier Cultural ComVida. O evento, que tem como tema o “Dia da Beleza Negra”, busca ressignificar o espaço de convivência no atendimento em saúde mental, em consonância com os princípios da Luta Antimanicomial e da Reforma Psiquiátrica.
A programação contará com apresentações de artistas da cidade, promovendo o combate ao racismo e a valorização da cultura negra. Entre as atrações estão Dico di Brito (Adicotomia), Elder Carlos e a Banda do Projeto Tear, e o Batuque Artesanal. As artes gráficas ficam por conta de Sully Art, Amais Heloisa e Dominick e Tabs. Oficinas gratuitas também estarão disponíveis, incluindo tranças com Jaqueline Duni, spa dos pés com Denilza Calixto e oficina de lambe-lambe com Adicotomia.
Inspirado no trabalho de figuras como Nise da Silveira e Dona Ivone Lara, o Atelier Cultural ComVida, que acontece desde janeiro, surgiu como uma iniciativa aberta que utiliza a arte como ferramenta de promoção da saúde. Realizado todas as sextas-feiras no “quintal” do Caps III Alvorecer, o projeto oferece aos usuários atividades como pintura em tela e batuque artesanal com instrumentos recicláveis. Todo mês, na terceira sexta-feira, o projeto organiza uma edição especial que promove o aquilombamento e conta com a presença de artistas e artesãs locais, fortalecendo o vínculo entre serviço e comunidade e incentivando o protagonismo artístico dos participantes do Caps.
Serviço
Caps Alvorecer: avenida Santa Helena, 173, Vila Paraíso, ao lado do PA Alvorada.