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Pais de alunos queixam-se de dispensa de professores eventuais de escolas PEI

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Pais de alunos de escolas estaduais procuraram o Click Guarulhos para apresentar queixas relativas a escolas estaduais de Período Integral em Guarulhos.

As reclamações dão conta de que professores eventuais têm sido dispensados pelas direções de unidades escolares por critérios muito pessoais e nada técnicos.

Na PEI Prof. José Vieira de Moraes, por exemplo, alunos promoveram protesto diante da escola, repudiando a dispensa de diversos professores eventuais.

Em várias outras escolas, isso também está ocorrendo, gerando descontentamento das famílias. Uma mãe argumentou que o fato de os professores conseguirem vagas em outra PEI para continuar lecionando não resolve a questão, porque quando os alunos acostumam-se com a forma de agir do professor, ele é desligado. Alegam ainda que a realocação também causa transtornos às famílias dos professores, pois precisam reorganizar totalmente a vida pessoal.

 

Há casos, também, nos quais os diretores são acusados de manter professores com quem têm mais afinidade, mesmo sendo mal avaliados pelos alunos.

O Click Guarulhos também recebeu queixas referentes a escolas municipais. Porém, não em relação a dispensas, mas ao fato de não terem direito a Vale Alimentação ou Refeição, nem Vale Transporte. Enviaremos questionamento à Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

Enviamos mensagem à Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação, questionando qual o embasamento legal que dá essa prerrogativa a diretores(as).

RESPOSTA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) esclarece que os professores não foram dispensados. Eles permanecem ativos nos quadros da Pasta e poderão atribuir aula normalmente para o ano letivo de 2025 em outras unidades do Programa de Ensino Integral (PEI) ou regulares.

Conforme estabelecido nas resoluções estaduais, os docentes cumprem diretrizes e são avaliados ao longo de todo ano com base nos resultados, desempenhos registrados e atribuição às suas funções. A realocação de unidade é prevista conforme avaliação, realizada entre direção, equipe gestora e Diretoria de Ensino.

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