O ex-prefeito Guti (PSD) e o restaurante Ponto Ka iniciam neste sábado (11) a arrecadação de doações para os desabrigados pelas enchentes em Peruíbe, no litoral sul de São Paulo, cidade que tem quase 500 desalojados.
A cidade enfrentou chuvas intensas chegando ao volume acumulado de 263 mm em 24h, superior aos 236 mm esperados para o mês de janeiro.
Situação de emergência
A Prefeitura de Peruíbe decretou situação de emergência devido às enchentes causadas pelas fortes chuvas que atingiram a cidade na quarta-feira (8). A Defesa Civil estadual estima que cerca de mil pessoas foram afetadas. De acordo com o órgão, nove bairros sofrem com as inundações. Os mais afetados são: Caraminguava, Ribamar, Caraguava e Jardim das Flores.
Ainda segundo boletim divulgado na manhã deste sábado (11) pela prefeitura de Peruíbe no Facebook, no total, 463 pessoas estão sendo acolhidas em três abrigos diferentes: 170 abrigadas na EMEF Professora Delcélia Joselita Machado Bezerra, 137 abrigadas EMEF Professora Maria Amélia Ribas Campilongo e 156 abrigadas na EMEF Professor Fernando Nepomuceno Filho. Nos locais, as famílias recebem atendimento médico, alimentação e acolhimento.
O Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD) está em Peruíbe para prestar socorro e resgatar os animais vítimas das enchentes, com apoio da equipe de Zoonoses.
Posto de arrecadação
O restaurante, localizado na avenida Paulo Facinni, 1337, funcionará como ponto de arrecadação, principalmente de itens de limpeza e de higiene pessoal. Segundo Guti, o prefeito de Peruíbe, Felipe Bernardo (PSD), solicitou que as pessoas encaminhem de preferência itens de higiene, como sabonete, pasta de dente e papel higiênico, além de limpeza, como detergente, sacos de lixo, entre outros. Os desabrigados também precisam de cestas básicas.
O Ponto Ka informa que receberá as alimentações todos os dias, a partir das 8h até meia noite. Aos sábados e domingos, até 1h da madrugada.
Em vídeo postado em sua rede social, Guti que estava acompanhado de Neguinha, chef do Ponto Ka reiterou a importância da ação em prol das vítimas das fortes chuvas no Litoral. “Sua contribuição, por menor que seja, fará a diferença na vida dessas famílias. Vamos mostrar a força da nossa comunidade”, afirmou Guti.
Serviço
Posto de coleta de doações para Peruíbe
Ponto Ka
Av. Paulo Faccini, 1337 – Em frente ao Bosque Maia, Centro de Guarulhos