PUBLICIDADE
InícioCIDADEPrisões por tráfico de drogas batem recorde no aeroporto de Guarulhos em...

Prisões por tráfico de drogas batem recorde no aeroporto de Guarulhos em 2024

Publicado em
PUBLICIDADE

As prisões por tráfico de drogas no Aeroporto de Guarulhos bateram recorde em 2024. Segundo dados da Polícia Federal (PF), 587 pessoas (294 homens e 293 mulheres) foram detidas pelo crime durante o ano, uma média de dois presos por dia.

Em contraponto, a quantidade de drogas apreendidas caiu em relação a 2023. Ao todo, no ano passado, foram apreendidos 2.267 kg, contra 2.982,7 kg no ano anterior.

De acordo com os dados, a cocaína é a substância mais traficada pelos criminosos, somando 1.793,8 kg apreendidos. A maconha e seus derivados tiveram 391 kg confiscados. Substâncias sintéticas, como metanfetamina e ecstasy, chegaram a 82,3 kg.

Outro número recorde divulgado pela PF é o número de pessoas presas com drogas transportadas no estômago, 174 pessoas foram detidas. No ano anterior, em 2023, a polícia prendeu 41 suspeitos.

Operação Venter Occultus

 

Nesta quinta-feira (6) a PF realizou a Operação intitulada Venter Occultus, na região metropolitana de São Paulo, com o objetivo de desarticular grupo criminoso especializado em aliciar mulas para traficar droga para a Europa.

Policiais federais, com o apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo, cumpriram na manhã de hoje (6), dois mandados de busca e apreensão na Zona Leste da cidade de São Paulo, com vistas a arrecadar dados e documentos que evidenciem a participação de pessoas suspeitas de integrarem grupo criminoso, envolvidas no tráfico internacional de drogas por meio do Aeroporto de Guarulhos. Não ocorreram prisões nem apreensões de drogas no local.

As investigações, relacionadas a esta ação, tiveram início no mês de novembro de 2024, a partir da prisão de uma passageira que pretendia embarcar em voo para a Europa, mas foi presa pelos policiais federais. A suspeita levava consigo cocaína na forma de cápsulas. A partir de sua prisão foi possível levantar indícios acerca dos locais, objeto dos mandados, onde as mulas eram abastecidas com as cápsulas contendo a droga a ser transportada.

Operação Kabsulat

Uma operação, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado no tráfico de drogas por ingestão, foi deflagrada pela PF na manhã dessa terça-feira (4/2), no Aeroporto de Guarulhos.

Os agentes cumpriram dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Itapevi e Cotia, também na Grande São Paulo, para arrecadar dados e documentos que comprovem a participação de pessoas envolvidas no tráfico internacional de drogas.

 

As investigações relacionadas a esta ação tiveram início no mês de janeiro de 2025, a partir da prisão de um passageiro que pretendia embarcar em voo para a França, com mais de 1 kg de cocaína ingerido na forma de cápsulas.

A partir dessa prisão, foi possível a identificação de outras pessoas do grupo criminoso, que usariam uma residência e um comércio nas cidades que são alvo das buscas.

*Com Informações da PF e do Metrópoles

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE