PUBLICIDADE
InícioALERTAGuarulhos registra 235 casos confirmados de dengue; veja como se proteger

Guarulhos registra 235 casos confirmados de dengue; veja como se proteger

Publicado em
PUBLICIDADE

Até esta sexta-feira (7/02), conforme o boletim epidemiológico disponível no site da Prefeitura (www.guarulhos.sp.gov.br/boletins-informativos), Guarulhos registra 235 casos confirmados de dengue, ou seja, 17,47% é a média de pessoas infectadas por 100 mil habitantes. Não há óbitos confirmados até o momento. No final de janeiro eram 88 casos. Entre 1º de janeiro e 5 de dezembro de 2024 foram registrados 80.822 casos de dengue, com 138 mortes, evidenciando a gravidade da situação na cidade.

A Secretaria da Saúde reforça que o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e a população.

Conforme noticiado no Click Guarulhos ontem (&/02), uma parceria entre a Prefeitura de Guarulhos e a Escola SUS promoveu a capacitação sobre o manejo clínico da dengue voltada a médicos, enfermeiros responsáveis técnicos da atenção primária e dos serviços de urgência e emergência.

A iniciativa teve como objetivo alinhar os protocolos clínicos para o manejo correto dos casos de dengue, diante do alerta emitido pela Vigilância Epidemiológica sobre a possibilidade de aumento significativo de casos nas próximas semanas. Durante o treinamento foram abordadas orientações sobre classificação de risco, atendimento adequado e a importância da integração entre os serviços de saúde para garantir um cuidado eficiente à população.

Vacina

 

A Prefeitura reforça o compromisso com a saúde pública e a preparação de seus profissionais para enfrentar possíveis surtos da doença. Há vacina disponível para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A vacina contra a dengue é segura e está disponível em 67 das 69 UBSs da cidade, com exceção das unidades Marinópolis e Morros, que passam por reformas. Os endereços das UBSs de Guarulhos estão disponíveis em www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs.

Para evitar a proliferação do mosquito, são essenciais as seguintes medidas:

  • Eliminar recipientes e locais que acumulem água parada, como vasos de plantas, garrafas, pneus e calhas.
  • Permitir o acesso de agentes de saúde às residências para orientações e vistorias.
  • Denunciar possíveis focos do mosquito por meio da Ouvidoria Municipal:
  • Telefone: 0800-551-715
  • E-mail: ouvidoria@guarulhos.sp.gov.br

Sintomas da dengue

Os sintomas da dengue clássica costumam ser sentidos de 7 a 15 dias e são os seguintes:

  • Febre alta (39° a 40°): De início repentino, sendo o primeiro sintoma a aparecer;
  • Dores musculares e articulares;
  • Fraqueza;
  • Perda de apetite;
  • Náuseas e vômitos;
  • Dor de cabeça;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Manchas e prurido cutâneo.

Dengue Hemorrágica

A dengue hemorrágica é uma forma mais grave da doença, de início os sintomas se assemelham aos da dengue clássica. Porém, eles são acompanhados por outros sintomas:

  • Febre alta;
  • Sangramentos inesperados;
  • Aumento do fígado;
  • Dor abdominal;
  • Problemas na circulação sanguínea.

Ajuda médica

Em casos de sintomas, o atendimento de pacientes com suspeita de dengue é realizado em diferentes níveis de saúde, conforme a gravidade dos sintomas e a evolução do quadro clínico:

Casos leves

 

Os primeiros pontos de atendimento são as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que realizam o diagnóstico inicial, oferecem orientações e conduzem o manejo clínico básico. Em situações menos graves, com sintomas como febre, dor no corpo e mal-estar, os pacientes são tratados na UBS ou encaminhados, se necessário, para unidades de referência. Os endereços das UBSs de Guarulhos podem ser consultado em www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs.

Casos graves

Pacientes com sinais de complicações, como choque, sangramentos ou outros sintomas críticos, devem buscar atendimento imediato em unidades de urgência e emergência. Essas unidades possuem equipes capacitadas para prestar os primeiros socorros e estabilizar o quadro clínico.

São Paulo concentra 77% das mortes por dengue no Brasil em 2025

A dengue já causou 61 mortes no Brasil em 2025 A maior parte desses óbitos (41) ocorreram no estado de São Paulo. Além disso, SP contabiliza 132 casos prováveis da doença, mais que o dobro do mesmo período do ano anterior. Há vacina disponível para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. É essencial evitar a água parada para combater o mosquito transmissor.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE