A rua Brasileira, no bairro Itapegica, é uma das principais vias de acesso a Guarulhos. É a primeira opção para motoristas que chegam pela rodovia Fernão Dias e para os que vêm da Zona Norte de São Paulo. E diante dos constantes congestionamentos na via Dutra, devido às obras, tem sido utilizada como opção, o que faz aumentar seu tráfego.
Como bem demonstra o vídeo enviado por internauta, há uma sequência de buracos, de tal forma que não dá alternativa ao motorista, pois se desvia de um acaba caindo em outro.
Um agravante é que há buracos profundos na sarjeta do lado esquerdo, que podem causar acidentes ou, no mínimo, danos severos a veículos.
Embora a questão dos buracos esteja presente em praticamente toda Guarulhos, há alguns casos mais graves e esse, fatalmente, é um deles, o que requer providências urgentes pela Prefeitura.
A resposta dada no início de janeiro de que a gestão anterior não deixou contrato para compra de massa asfáltica já não serve como justificativa, pois já foram completados 45 dias do novo governo.
No dia 27 de janeiro, enviamos questionamento a respeito, indagando também por que a Prefeitura não utiliza, emergencialmente, a estratégia de tapar buracos com entulho. Reproduzimos a mensagem enviada:
“Tendo em vista a resposta que informou que a nova gestão deparou-se com a falta de contrato para aquisição de massa asfáltica, solicitamos que o setor competente responda por que não está, emergencialmente, utilizando sequer entulho para tapar os buracos, enquanto não há condições de comprar asfalto. Em alguns bairros, os próprios munícipes estão usando essa alternativa e internautas indagam por que a Prefeitura não faz o mesmo.
Por oportuno, cabe perguntar: Qual a perspectiva para solução do entrave burocrático necessário à aquisição de massa asfáltica?”
Ainda não recebemos resposta para nenhuma das duas questões.
Outros buracos que chamam a atenção

Avenida Delfinópolis, altura do 253, Jardim São João
Os carros que tentam desviar do buraco, por ser pequeno mas profundo, passam raspando na guia e colocam em risco a segurança dos pedestres.
Rua Catulo da Paixão Cearense, esquina com rua Martins Fontes, no Jardim Bela Vista
Vizinhos colocaram uma tora de madeira para sinalizar, porque a profundidade chega a 30 cm.
Toda a sequência da sarjeta está esburacada.

Rua São João Del Rey, esquina com rua Lagoa Dourada, ao lado da Escola Estadual Benedita de Oliveira Ale
Local de grande fluxo, principalmente às quartas-feiras, quando há feira livre na rua São Tiago

Rua Rio do Campo, proximidades da avenida Brigadeiro Faria Lima

Rua Bela Vista do Paraíso, entre o Tenda Atacado e a Escola da Prefeitura de Guarulhos Perseu Abramo
Há uma sequência de 13 de buracos em um espaço de 100 metros. Essa é a mais importante ligação entre o Jardim São João e Jardim Presidente Dutra, passagem obrigatório para todos os veículos que saem da região para a via Dutra.



Rua Jorge Felipe Haddad – Bom Clima
