As mais de 115 mil alunos da rede municipal de ensino ficarão sem uniformes escolares neste ano. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (14) pelo prefeito, Lucas Sanches (PL), em sua rede social. Assim como a falta de médicos e de contratos para a continuação de serviços essenciais, Lucas culpa a gestão do ex-prefeito Guti (PSD) por não ter concluído o processo de aquisição.
“Isso tem que ser planejado um ano antes, estocado, para agora iniciar as entregas e nada disso foi feito. E agora não temos tempo hábil para aquisição”, afirmou.
De acordo com Lucas, a antiga gestão deixou uma dívida de quase R$ 50 milhões em relação aos uniformes. Ele disse que a Secretaria Municipal de Educação já iniciou o processo de compra para o próximo ano. Quanto aos materiais escolares, o prefeito afirmou que a entrega se dará nos próximos 10 dias.
Neste sábado, a Comunicação da Prefeitura emitiu Nota Oficial, manifestando-se no mesmo sentido e já deixando claro que não haverá entrega de uniformes neste ano.
A licitação é feita pela Secretaria Municipal de Educação, que, na gestão Guti era ocupada por Alex Vitarele e Fábia Costa, secretário e subsecretária da pasta, respectivamente. Os dois permanecem na gestão atual. Ele como adjunto da Secretaria de Governo e ela, como chefe de gabinete na Educação.
Resposta do ex-prefeito
Também nas redes sociais, Guti rebateu as acusações de Lucas e relembrou que a maioria de sua equipe da Educação, inclusive Fábia e Vitarele, são profissionais de excelência e continuam com o atual governo.
“Isso é inaceitável, os alunos não podem ficar sem uniforme neste ano. Pra piorar ele não assume responsabilidade e culpa o governo anterior. Ele só esquece que durante minha gestão, nos oito anos no qual eu fui prefeito, eu entreguei os uniformes no prazo”.
Sabe-se, entretanto, que as mesmas acusações foram feitas em relação à gestão anterior por Guti quando assumiu a Prefeitura. E que atrasos na entrega de uniformes ocorreram diversas vezes, com grande polêmica em torno do assunto
Prefeitura inicia a entrega de leite para os 115 mil alunos da rede municipal
A Secretaria de Educação de Guarulhos deu início nesta semana à entrega de leite para os 115 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino. A iniciativa faz parte do compromisso da administração municipal com a segurança alimentar e nutricional dos estudantes, contribuindo para um melhor desempenho escolar e a qualidade de vida ao longo do ano letivo.
A entrega de um pacote de leite em pó de 800g acontece mensalmente aos alunos, incluindo aqueles com restrições alimentares, como a intolerância à lactose e a alergia à proteína do leite de vaca. Nesses casos, o leite é substituído por fórmulas de soja, de arroz ou zero lactose. Além disso, há a distribuição de fórmula específica para crianças menores de um ano.
A distribuição referente ao mês de fevereiro será feita nas próprias unidades escolares, conforme o cronograma definido pela Secretaria de Educação.
Escolas da rede própria
https://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/siseduc/portal/exibir/arquivo/11974/inline
Escolas da rede parceira
https://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/siseduc/portal/exibir/arquivo/11975/inline
