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Pedágio Free Flow começa a vigorar na via Dutra no segundo trimestre; veja como vai funcionar

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O Click Guarulhos recebeu a visita de uma equipe da concessionária CCR RioSP, para transmitir informações importantes a respeito do início da operação do Pedágio Eletrônico, mais conhecido como Free Flow, previsto para o segundo trimestre deste ano, ainda sem data exata.

Compareceram: Rodrigo Lumasini, da área de Tecnologia; e Diogo Rocha e Thaís Monteiro, da Comunicação. Lumasini explicou detalhadamente como será o funcionamento, a começar por deixar claro que só haverá cobrança nas pistas expressas da rodovia Presidente Dutra, em ambos os sentidos.

Há vários pórticos instalados sobre as pistas marginais da Dutra; porém, são destinados apenas à sinalização e câmeras de monitoramento, bem como para passagem aérea de equipes de manutenção dos equipamentos, tendo em vista a dificuldade de acesso pela pista.

Ao longo de toda a rodovia, estão sendo instaladas nada menos de mil câmeras de monitoramento, sendo que no trecho de Guarulhos são 283 câmeras.

 

Na rodovia Rio-Santos, desde que o sistema foi implantado, em março de 2023, a média tem sido de 30 a 40 mil veículos por dia. O funcionamento do sistema Free Flow lá foi muito útil para levantar dados e implantar modificações na operação que será posta em prática no trecho entre Arujá e a Marginal do rio Tietê, as quais já obedecemos ao contido na Resolução do Contran 1013, de 14.10.2024. O valor a ser cobrado será proporcional ao número de quilômetros percorridos desde a entrada do veículo na pista expressa até sua saída, o que será aferido pelas câmeras, tendo como fator de cálculo a tarifa básica para o mesmo tipo de veículo na praça de pedágio de Arujá, que continuará funcionando normalmente.

Quem paga pedágio em Arujá será taxado de novo?

O técnico esclareceu que quem pagar a tarifa no pedágio de Arujá e seguir pela pista expressa não será cobrado novamente no trecho do sistema Free Flow. Só haverá a cobrança na hipótese de o veículo sair para a pista marginal para abastecer ou outro motivo e retornar à pista expressa.

Como saber o valor da tarifa que será cobrado por km?

Outra observação importante é que a tarifa no sistema Free Flow oscilará, dependendo do volume de veículos transitando na pista expressa, prevalecendo o valor do momento em que o veículo entrou na pista expressa. A dinâmica na mudança de tarifa será obtida pelo sistema calculando o volume de tráfego. O valor será informado nos painéis eletrônicos.

Assim sendo, pode ocorrer, por exemplo, de dois veículos da mesma família com destino ao mesmo local pagarem valores diferentes, dependendo do espaço de tempo decorrido entre o momento em que um e outro entraram na pista expressa.

Quando as pistas expressas estiverem sobrecarregadas, os painéis eletrônicos informarão para que o motorista avalie se seguirá pela expressa ou preferirá trafegar pela pista marginal.

 

Nas praças de pedágio, há várias subcategorias para definir o valor da tarifa de cada veículos. Já no sistema Free Flow, veículos de passeio pagarão uma tarifa, independentemente de terem acoplada uma carretinha. Os veículos comerciais poderão pagar duas tarifas, se tiverem até três eixos, ou quatro tarifas se tiverem quatro eixos ou mais. Motos não pagam pedágio na Dutra, mas na Via Expressa passarão a pagar meia tarifa, no trecho entre Arujá e a Marginal do Tietê, em São Paulo.

Entradas e saídas

É previsto que a situação do trânsito na Marginal do Rio Tietê e na avenida Salim Farah Maluf pode vir a influir no bom andamento do tráfego na pista expressa da via Dutra. Esse fator pode levar o motorista a optar por passar para a via local, por ter outras alternativas para fugir de congestionamento. Nesse sentido, haverá saídas no km 227 (entroncamento com a rodovia Fernão Dias) e no km 228+900 metros (Parque Novo Mundo) no sentido da Capital.

No sentido inverso, as condições de tráfego na região de Cumbica e de Bonsucesso também podem influir na velocidade a ser praticada na pista expressa. Para quem preferir sair para a via local, haverá saídas no km 224 +970m (Ponte Grande) e km 218 + 200m (Cumbica).

Perguntados se não há o risco de muitos motoristas preferirem não usar as pistas expressas para não pagar a nova tarifa e que isso sobrecarregue as pistas marginais, os visitantes informaram que a CCR entende que as vantagens serão perceptíveis e que, assim, a relação custo X benefício será um incentivo para o uso da pista expressa, isto é, logicamente, dependendo da pressa que o condutor tenha ou não de chegar a seu destino.

Quem não tem tag como fará o pagamento?

A cobrança do pedágio eletrônico será debitada normalmente nos sistemas por aplicativos, como Sem Parar, ConectCar e outros. Já os veículos que não contenham tag terão suas placas captadas pelas câmeras situadas na pista expressa. O proprietário terá 30 dias para efetuar o pagamento. Para tal, deve cadastrar-se no site ou app CCR Rodovias e consultar seus débitos automaticamente, sem necessidade de informar data e horário da passagem.

 

Para facilitar, a CCR enviará o registro da passagem dos veículos sem tag para o sistema da Carteira Digital de Trânsito, pela qual o proprietário pode consultar periodicamente se há tarifa a ser paga.

As placas dos veículos que não tiverem as tarifas de pedágio pagas em 30 dias serão informadas pela CCR RioSP à ANTT, que providenciará a cobrança de multa por evasão de pedágio, cujo valor é de R$ 195,23, além da anotação de cinco pontos na carteira de habilitação do condutor cadastrado.

Velocidade nas pistas marginais passará a ser de 60 km/h

A velocidade na via Expressa será mantida entre 100 e 110 km/h. Porém, a velocidade na via Marginal será regulamentada em 60 km/h.

A pista expressa passa a ter 3 faixas na maior parte dos pontos. Diante da impossibilidade de criar mais uma faixa na pista marginal, estão sendo feitos ajustes em todo o percurso, visando garantir bom fluxo dos veículos que a utilizarem. Enquanto perduram as obras, são inevitáveis os estrangulamentos em alguns trechos, o que tem causado lentidão, inclusive com reflexos negativos no trânsito interno de Guarulhos, principalmente na região da Vila Augusta, Itapegica e Ponte Grande. Intervenções mais volumosas têm sido feitas em horários de menor movimento para minimizar os impactos.

A rodovia Presidente Dutra será totalmente iluminada, desde São Paulo até o Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação
 

Este símbolo, criado pela equipe de Comunicação da CCR, foi definido para identificar o Pedágio Eletrônico

Foto: Divulgação/Portal ANTT

Vídeo também explica o funcionamento do Free Flow (pedágio eletrônico):

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