PUBLICIDADE
InícioCANAISEVENTOSMovimento católico Carnacristo festeja 16 anos e homenageia o jovem beato Carlo...

Movimento católico Carnacristo festeja 16 anos e homenageia o jovem beato Carlo Acutis

Publicado em
PUBLICIDADE

Com o tema “A Eucaristia é o meu caminho para o céu”, o movimento católico “Carnacristo” celebrará em 2025 seus 16 anos de evangelização, festejando a santificação do jovem beato italiano Carlo Acutis. O grupo formado pela juventude da Paróquia São Roque, no Parque Cecap, irá reunir-se às 12 h do domingo, 23/2, no Varejão do Parque Cecap, onde haverá venda de comidas e bebidas não alcoólicas. Em seguida, os jovens sairão celebrando pelas ruas do bairro, levando a alegria de Cristo por meio de músicas católicas em ritmo de samba.

O Carnacristo conta com uma bateria de escola de samba, instrumentos de cordas e vocalistas que entoam um repertório de 25 canções católicas em ritmo de samba. A proposta do grupo é a de promover um “carnaval santo e alegre”.

“Neste ano celebramos 16 anos de movimento e iremos homenagear um jovem santo do nosso tempo. Queremos mostrar que é possível, para qualquer um, fazer um caminho de santidade, assim como Carlo Acutis”, disse Anderson Pestana, um dos organizadores do Carnacristo.

Quem foi Carlo Acutis?

Carlo Acutis foi um adolescente italiano, nascido em 3 de maio de 1991, em Londres. Desde jovem, possuía um profundo amor por Deus e pela Eucaristia, frequentando diariamente a missa e passando longas horas adorando o Santíssimo Sacramento. Ele se destacava por sua generosidade e caridade para com os menos favorecidos, sempre buscando ajudar o próximo.

Acutis era um admirador da tecnologia e utilizava seus conhecimentos em programação para criar um site que catalogava milagres eucarísticos ao redor do mundo, com o objetivo de compartilhar a beleza da presença de Jesus na Eucaristia com o maior número de pessoas possível.

 

Infelizmente, aos 15 anos, Carlo foi diagnosticado com leucemia e faleceu em 12 de outubro de 2006. Sua morte prematura causou comoção entre os fiéis e seu exemplo de vida cristã inspirou muitos a buscar uma maior intimidade com Deus.

Em 10 de outubro de 2020, Carlo Acutis foi beatificado pela Igreja Católica, tornando-se um modelo de santidade para os jovens de todo o mundo. A canonização do jovem italiano aos altares da Igreja ocorre em 27 de abril deste ano.

Carnacristo

O Carnacristo nasceu do coração do Encontro de Jovens com Cristo, do Parque Cecap. Impulsionados pelas palavras de Cristo – “Avancem para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca” – integrantes do movimento, encorajados pelo padre da época, Jair Oliveira Costa, decidiram montar uma bateria de Escola de Samba, contratar um trio elétrico e sair pelas ruas do Parque Cecap, unindo músicas católicas ao samba.

A mistura deu tão certo que o movimento conquistou a juventude católica de Guarulhos e foi convidado a levar a sua mensagem para paróquias da cidade de São Paulo, Comunidade Canção Nova, Comunidade Católica Shalom-Guarulhos, entre outros.

A bateria do Carnacristo conta com aproximadamente 100 integrantes e os ensaios ocorrem no Clube do Parque Cecap e na Paróquia São Roque.

 

O movimento conta com o apoio da Diocese de Guarulhos, por meio de seu bispo, dom Edmilson Amador Caetano, além do atual pároco da São Roque, padre Fernando Gonçalves.

O trabalho do movimento pode ser conferido por meio das redes sociais: Facebook e Instagram.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE