O movimento católico “Carnacristo”, grupo formado pela juventude da Paróquia São Roque, no Parque Cecap, irá reunir-se às 11h, deste domingo, 23/2, no Varejão do Parque Cecap, onde haverá venda de comidas e bebidas não alcoólicas. Em seguida, os jovens sairão celebrando pelas ruas do bairro, levando a alegria de Cristo por meio de músicas católicas em ritmo de samba.
O Carnacristo conta com uma bateria de escola de samba, instrumentos de cordas e vocalistas que entoam um repertório de 25 canções católicas em ritmo de samba. A proposta do grupo é a de promover um “carnaval santo e alegre”.
Com o tema “A Eucaristia é o meu caminho para o céu”, o movimento católico “Carnacristo” celebrará em 2025 seus 16 anos de evangelização, festejando a santificação do jovem beato italiano Carlo Acutis.
Quem foi Carlo Acutis?
Carlo Acutis foi um adolescente italiano, nascido em 3 de maio de 1991, em Londres. Desde jovem, possuía um profundo amor por Deus e pela Eucaristia, frequentando diariamente a missa e passando longas horas adorando o Santíssimo Sacramento. Ele se destacava por sua generosidade e caridade para com os menos favorecidos, sempre buscando ajudar o próximo.
Acutis era um admirador da tecnologia e utilizava seus conhecimentos em programação para criar um site que catalogava milagres eucarísticos ao redor do mundo, com o objetivo de compartilhar a beleza da presença de Jesus na Eucaristia com o maior número de pessoas possível.
Como surgiu o Carnacristo?
O Carnacristo nasceu do coração do Encontro de Jovens com Cristo, do Parque Cecap. Impulsionados pelas palavras de Cristo – “Avancem para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca” – integrantes do movimento, encorajados pelo padre da época, Jair Oliveira Costa, decidiram montar uma bateria de Escola de Samba, contratar um trio elétrico e sair pelas ruas do Parque Cecap, unindo músicas católicas ao samba.
A mistura deu tão certo que o movimento conquistou a juventude católica de Guarulhos e foi convidado a levar a sua mensagem para paróquias da cidade de São Paulo, Comunidade Canção Nova, Comunidade Católica Shalom-Guarulhos, entre outros.
A bateria do Carnacristo conta com aproximadamente 100 integrantes e os ensaios ocorrem no Clube do Parque Cecap e na Paróquia São Roque.
O movimento conta com o apoio da Diocese de Guarulhos, por meio de seu bispo, dom Edmilson Amador Caetano, além do atual pároco da São Roque, padre Fernando Gonçalves.
O trabalho do movimento pode ser conferido por meio das redes sociais: Facebook e Instagram.