O Governo Federal entregou nesta sexta-feira (14) 789 novos veículos para 559 cidades de 21 estados. O presidente Lula esteve em Sorocaba para a solenidade. Até o fim de 2026, mais 2.339 ambulâncias serão entregues. O investimento total é de R$ 243,5 milhões, por meio do Novo PAC, com o objetivo de renovar a frota e universalizar, até o fim de 2026, o acesso ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).
Em São Paulo, são 199 novas unidades, sendo 188 ambulâncias para renovação de frota e 11 Unidades de Suporte Avançado (USA) para expansão do Samu. Guarulhos está recebendo duas ambulâncias. O deputado federal Alencar Santana (PT) comemorou a conquista. “Já tínhamos garantido cinco novas ambulâncias no início do ano. Agora, o presidente Lula está propiciando mais esse investimento para nossa cidade. Eu fico feliz, como deputado nascido e criado em Guarulhos. Sete novas ambulâncias para agilizar o atendimento da população”, declarou.
As ambulâncias contemplam 111 municípios paulistas, com um investimento de 59,5 milhões. A cidade de São Paulo está recebendo 17 veículos, seguida por São José do Rio Preto (com 10) e Ribeirão Preto (com 7). Já as USAs chegarão a dez cidades, sendo Sorocaba a única que terá duas novas unidades. O investimento com o equipamento é de R$ 5,16 milhões.
Desde o início da atual gestão do Governo Federal, o estado já tinha recebido outras 170 ambulâncias, sendo 20 em 2023 e 150 em 2024. Com as 199 desta sexta, o total chega a 369 entregues a SP.

Fotos: Ricardo Stuckert/Secom-PR