O Estado de São Paulo deu um passo importante na integração da cultura à educação com o lançamento, na última sexta-feira (21), em Campinas, do programa Guri nas Escolas. A iniciativa, fruto de uma parceria entre as Secretarias da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da Educação, incorpora a música como componente essencial no currículo das escolas estaduais, oferecendo aos estudantes da rede pública a oportunidade de vivenciar a música de forma estruturada. Na capital e RMSP, 31 escolas terão aulas do programa, beneficiando mais de 6.000 alunos.
Com um investimento superior a R$ 9 milhões, provenientes da Secretaria da Educação, o Guri nas Escolas está em 97 unidades do Programa Ensino Integral (PEI), atendendo cerca de 20.370 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Até o fim de 2025, serão 200 escolas no total, ultrapassando 42 mil vagas. O programa se propõe a fortalecer a formação educacional dos estudantes, ampliando seu repertório cultural e promovendo o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas por meio da música.
Duas escolas estaduais de Guarulhos recebem o programa
Duas escolas estaduais de Guarulhos recebem ensino de música na grade curricular: E.E. Padre Bruno Ricco, no Jardim Presidente Dutra, e a E.E. PEI Professora Hilda Prates Gallo, no Jardim Cocaia, em Guarulhos
Beethoven e Dominguinhos
Arthur Jordão dos Santos, de 12 anos de idade, está matriculado no 7º ano do Ensino Fundamental da escola Lencastre, em Campinas, e integra uma das turmas do programa Guri nas Escolas.
Ele se mostrou empolgado com a chegada dos instrumentos musicais para as aulas na escola. “Violão, reco-reco, rebolo e cajon são alguns instrumentos que foram apresentados para a gente e que farão parte das nossas aulas daqui pra frente. Faço parte do coral da escola e eu e meu irmão estamos sempre cantando em casa. Estou empolgado com as aulas porque agora eu e meus amigos poderemos aprender mais sobre músicos que não estão mais aqui, como Beethoven e Dominguinhos, que já foram apresentados pelos professores, e saberemos o que eles fizeram pela música”, conta o aluno.
Cristiane Lopes de Moraes é professora de arte e será a responsável por acompanhar o programa Guri na escola Lencastre e comenta sobre o lançamento: “O programa vem complementar as atividades propostas no Currículo Paulista e o que fazemos em sala de aula. Com certeza, o Guri vai abrir a mente dos nossos alunos em relação à música. Como professora de arte, estou satisfeita e feliz com a empolgação dos nossos estudantes”.
Para Ana Lívia de Souza, de 13 anos de idade e que está matriculada no 8º ano da mesma unidade em Campinas, o programa Guri nas Escolas é uma oportunidade de aprendizado sobre a música brasileira e internacional. “Eu espero que nós possamos aprender mais sobre os artistas que fizeram e fazem parte da história da nossa música. Quero que eu e meus amigos possamos aprender sobre ritmo e melodia, sobre influência da música brasileira em outros países e de outros países na música brasileira”.

Programa Guri nas Escolas
O lançamento do programa, conduzido pelo governador Tarcísio de Freitas, foi acompanhado pelo secretário da Educação, Renato Feder, e pela secretária de Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Marília Marton.
“A educação musical é algo maravilhoso e transformador. Você desenvolve não só o atributo musical em si, mas uma série de outros atributos que serão importantes na trajetória desses jovens. É uma complementação daquilo que é feito no campo pedagógico. A gente desperta vocações, consegue incluir mais alunos, identificar e desenvolver talentos, e no final das contas, fomentar outras habilidades e a capacidade de relação interpessoal que é tão importante”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
“A implantação do Guri nas Escolas tem como foco a valorização dos nossos estudantes e a disponibilização de ferramentas que são importantes para o desenvolvimento e descobertas de paixões para a vida escolar, mas também para a vida adulta”, afirmou o secretário da Educação, Renato Feder.
As aulas de música abordam desde apreciação musical até composição e improvisação, alinhadas às seis dimensões do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): criação, crítica, estética, expressão, fruição e reflexão. O programa desenvolve também habilidades como memória auditiva, escuta ativa, coordenação motora e raciocínio lógico, competências que impactam diretamente no desempenho acadêmico dos alunos em outras disciplinas, como matemática e ciências.
“Essa integração garante que a música se torne um componente essencial na formação dos alunos, potencializando o aprendizado acadêmico e o desenvolvimento social e emocional, preparando-os para os desafios do futuro”, afirmou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Fonte: Agência SP e Seduc-SP