A feira livre na avenida Neusa Luongo, no Jardim Rosa de França, recebeu a visita dos alunos do 1º ano do ensino fundamental da EPG Margarida Maria da Conceição, na quarta-feira 2/4, como parte da Semana de Mobilização contra a Dengue, uma iniciativa da Secretaria de Educação de conscientização e combate ao mosquito Aedes Aegypti, por meio da implantação de brigadas estudantis.
Marcos Jonas de Souza Barbosa, professor da turma do 1º ano, acompanhou a visita. “As crianças estão abordando as pessoas e os feirantes e falando sobre algumas ações que podem ser tomadas para impedir criadouros do mosquito. É uma ação da qual eles gostam, porque têm contato com as pessoas e é algo diferente. Elas estão adorando a atividade”, disse o professor, observando a atenção dos adultos com as crianças e o potencial transformador da ação.
A aluna Fátima, de 6 anos, ficou encarregada de abordar os feirantes e distribuir cartazes que os próprios alunos confeccionaram na escola. “Não pode deixar a água parada, nem os pneus jogados com água; também não pode deixar as garrafas viradas para cima e, para não ficar doente, tem que usar repelente e tomar injeção”, explicava a menina, graciosa e pacientemente aos adultos, que a escutavam com muita atenção.
A chuva que caiu na quinta-feira, 3, não impediu que as crianças brigadistas do Núcleo Assistencial Anália Franco II, no Jardim City, também realizassem ação de entrega de cartazes para os pais e responsáveis no portão de entrada da unidade.
A implantação das brigadas estudantis em todas as escolas municipais e as ações de vistorias contínuas para a identificação e eliminação de criadouros do mosquito da dengue possibilitaram aprendizagens alinhadas ao contexto em que os alunos estão inseridos.