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Poucas demandas enviadas à Prefeitura têm tido respostas

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O portal Click Guarulhos é um veículo de comunicação totalmente independente, sem nenhuma ligação com partidos, nem tem políticos de estimação. Criado por mim, Valdir Carleto, em 2015, segue a linha editorial do saudoso Jornal Olho Vivo, que fundei em 1981 e ficou sob minha direção até 2009, quando já era o Diário de Guarulhos. A linha editorial tem por princípio ser útil à coletividade, dar voz à população, considerando que os ocupantes do poder público, de todas as esferas de governo, sempre têm meios de se fazer ouvir pela população. Já o povo, se não puder contar com a Imprensa livre, não tem como ser ouvido pelas autoridades.

Essa linha de conduta faz com que sejamos procurados todos os dias por munícipes de muitos bairros, enviando-nos reivindicações, reclamações e sugestões. Boa parte dessas demandas depende de atitudes da administração municipal. Sempre que possível, procuramos ouvir o que o outro lado tem a dizer antes de postarmos. Há outros casos, entretanto, em que é necessário postar rapidamente e, quando vem a resposta, editamos o texto original e, conforme a importância do tema, fazemos nova postagem com o esclarecimento recebido.

Nas duas gestões do prefeito Guti, várias demandas permaneceram sem resposta até o fim do segundo mandato. Na atual gestão, entretanto, a grande maioria das demandas não tem sido respondida, muitas das quais mesmo após serem reiteradas. Indagado a respeito, o atual diretor de Jornalismo, Paulo Pacheco, a quem ainda não conheço pessoalmente, foi solícito ao responder, argumentando que muitas mensagens por e-mail não haviam sido recebidas pela equipe da Subsecretaria de Comunicação. Enviei novamente as demandas pendentes desde o início do ano, sinalizando também casos que permaneciam sem resposta desde a gestão anterior.

No dia 25 de março, enviei mensagem por WhatsApp a ele, relacionando as pautas pendentes e informei que na semana seguinte postaríamos matéria sobre essas demandas. Após 15 dias, a maioria delas continua sem resposta, embora alguns poucos casos tenham até sido respondidos.

Conforme prometido, relacionamos a seguir as matérias que aguardam manifestação da Prefeitura.


Demandas que não chegaram a ser publicadas:


– Falta de médicos, principalmente psiquiatra, no Campd, serviço de atendimento a pessoas com deficiências. Em 18 de março: Recebemos queixa de família de paciente que precisa de atendimento de psiquiatra, especialidade que não está sendo atendida no Campd, assim como há problemas de falta de médicos e outros profissionais na unidade. Indaga-se à Secretaria da Saúde quando haverá psiquiatra para atendimento no Campd? E quanto às demais especialidades, qual a perspectiva de solução?


– Preparativos para comemorar cinquentenário do Estádio da Ponte Grande
Em 19 de janeiro, solicitamos encaminhar à Secretaria de Governo e à de Esportes:
O Estádio Arnaldo José Celeste, da Ponte Grande, irá completar 50 anos em 8 de julho. O ativista esportivo e social Carlos Alberto Beto, que mantém as atividades do Beto Social Clube, está fazendo um movimento buscando convencer as autoridades municipais a promover um evento comemorativo. Ele justifica a sugestão afirmando que o estádio é um local histórico para Guarulhos e para o Brasil, motivo de orgulho dos guarulhenses. Menciona que grandes jogos foram ali realizados, grandes estrelas jogaram nesse estádio e que muitos talentos do esporte foram ali revelados. A administração concorda com a sugestão? O que a Secretaria de Esportes pretende fazer a esse respeito?


– Quais critérios para colocação de faixas e por que não há fiscalização para retirada?
Solicitamos que a SDU informe qual o dispositivo legal que permite – ou que proíbe – a afixação de faixas em postes de energia elétrica e na sinalização de trânsito de Guarulhos. Nada encontramos a respeito no Código de Posturas em vigor. Se as faixas são permitidas, quais os critérios para que possam ser afixadas? Quem tem esse direito? Se não são permitidas, quais providências a SDU tem tomado para coibir essa prática, que foi utilizada durante a campanha eleitoral e persiste após as eleições, inclusive citando apoio comercial? Tem sido aplicado algum tipo de punição?
Perguntas sem resposta desde 20.12.2024, ainda na gestão Guti. Reiteramos em 27 de janeiro, com mais perguntas: Por oportuno, indagamos a quem compete fiscalizar a colocação de faixas em dispositivos específicos para eventos culturais e esportivos, como os que há no entorno do Bosque Maia. Observa-se que há faixa divulgando evento realizado em agosto de 2024 que ali permanece, conforme mostra foto anexa.

Poupatempo passando informação errada para usuários do Fácil
Em 20 de fevereiro enviamos esta mensagem:
Fomos notificados por um internauta nosso seguidor que esteve no Poupatempo Guarulhos, em busca de uma unidade da Prefeitura, por achar que houvesse, já que em outras cidades isso é usual.
No entanto, lá foi informado que como Guarulhos tem a rede Fácil, não há esse atendimento no Poupatempo. E lhe forneceram por escrito os endereços das unidades, informando que a única que atende sem agendamento é a do Bom Clima, cujo atendimento seria até as 20h, como consta no papel que lhe foi entregue.
O contribuinte chegou ao Fácil Bom Clima às 17h30 e viu avisos na porta de que o atendimento é encerrado às 17h. Solicitamos que a Prefeitura contate o Poupatempo Guarulhos para que o órgão passe a informar corretamente o horário do Fácil Bom Clima aos usuários que procurem lá a Prefeitura.
A demanda foi também enviada à Prodesp, órgão estadual gestor do Poupatempo, que, da mesma forma, não respondeu.

Más condições da UBS Jovaia
Enviamos a demanda em 22 de março. Reiteramos em 27 de março, informando que um usuário havia informado que tinha visto pessoas substituindo ventiladores.
Solicitamos posicionamento da Secretaria da Saúde a respeito das precárias condições de funcionamento da UBS Jardim Jovaia, situada na avenida Brigadeiro Faria Lima.
Segundo denúncia de usuários, há vários ventiladores quebrados. Na manhã desta quarta-feira, apenas um deles estava em funcionamento e havia pessoas passando mal com tanto calor.
Uma usuária testemunhou servidores sendo destratados por usuários, como se fossem eles responsáveis pela precariedade do local. Para complicar ainda mais, essa UBS está respondendo pelos serviços da UBS Morros, que está em reforma. Os trabalhos na UBS Morros já deveriam ter sido concluídos em dezembro e, segundo moradores do bairro, a obra está parada. É importante que a Secretaria também responda sobre a paralisação dessa obra e qual a perspectiva de conclusão.


 

Afinal, Prefeitura: a obra contratada seria para retificar o córrego desde a avenida Papa João XXIII até a avenida Salgado Filho, como consta na placa? A placa está errada ou resolveram só fazer parte da obra? Está sendo paga só a parte executada ou como se tivesse sido executada até a avenida Salgado Filho?
As outras perguntas também aguardam respostas.

A matéria acima foi postada em 24.12. Sem resposta, reiteramos em 04 de janeiro.

Não obtivemos resposta da SDU a respeito de um estacionamento de ônibus situado na rua Nossa Senhora dos Remédios, 50, Jardim Testai/Jardim Santa Cecília, região do Cocaia.

Muro que separa esse imóvel do Condomínio Vale dos Pássaros contém rachaduras e há parecer técnico de que precisa, no mínimo, ser reforçado. Além de haver uma mina d’água no imóvel, cujo líquido escorre para o condomínio e pode ter causado infiltração no muro, aponta-se como causa o peso que o muro suporta, pois seria apenas de divisa e não de arrimo.

Indaga-se da SDU se há licença de funcionamento para esse ramo de atividade nesse local e se os proprietários do imóvel construíram muro para suportar o aterro e o peso dos veículos.

 

Na hipótese de não haver muro de arrimo, quais providências serão tomadas pela SDU?
Na hipótese de não haver licença de funcionamento, quais providências serão tomadas pela SDU?

Tendo em vista ser notória a ligação da família da vereadora Karina Soltur com a empresa ou cooperativa que utiliza o estacionamento, tentamos obter por intermédio da assessoria dela encaminhamento para uma solução. Porém, ela nega ter qualquer vínculo, ainda que haja no local veículos com identificação dela e de instituto social a ela ligado.

Todas as perguntas continuam no ar para a SDU.

Veio resposta, informando o Centro de Controle de Zoonoses iria vistoriar os locais com água parada e que a população seria informada a respeito. Enviamos nova mensagem, pedindo que nos informassem o resultado das vistorias, mas não fomos atendidos nessa solicitação.

A maioria das situações pendentes no fim da gestão Guti continuam sem solução e sem resposta da Assessoria de Imprensa. O caso da via que pode vir a ser uma opção de tráfego para a região do Taboão foi respondida: informaram que o caso está para ser resolvido, mediante desapropriação com compensação de tributos em débito.

A empresa de reciclagem de entulho continua prejudicando a população do Taboão e região, porque sua atividade entope bueiros na avenida Natália Zarif. É estranho que a SDU nunca tenha respondido a nenhum dos questionamentos sobre essa empresa. Mudou a gestão, mas o comportamento continua o mesmo.

O acesso da avenida Carlos Ferreira Endres à via Dutra continua interditado, prejudicando os motoristas e causando problemas ao trânsito da região. Quando enviado o primeiro questionamento, em maio de 2023, foi dito que a STMU iria averiguar. Até agora, nada!


PROBLEMAS RESOLVIDOS PARCIALMENTE

Na rua São João Nepomuceno, carro abandonado foi retirado, bueiro foi desentupido e buracos foram tapados pela Sabesp. Placa de trânsito continua invertida, deixando de ser útil para a orientação dos motoristas. Buraco de responsabilidade da Prefeitura continua aberto.


PROBLEMAS RESOLVIDOS

Árvore cuja copa ficava sobre uma residência na rua Maria Cerri, em frente ao Centro Esportivo João do Pulo, Jardim Divinolândia, foi cortada.

Calçada na rua Armando Arruda Pereira, próximo ao Sítio Verde, no Jardim Zaira, foi finalmente reparada.

 

NA EXPECTATIVA

Ficamos na expectativa de respostas e de soluções. A falta de respostas não é um desrespeito a mim, como profissional de Imprensa na ativa há 44 anos na cidade. Nem ao portal. É uma falta de respeito com a população, com cada contribuinte que paga impostos e, indiretamente, arca com os salários e benefícios que todos da Prefeitura recebem.

Terei imenso prazer em postar cada caso desses que vier a ser resolvido. Torço pela cidade.

Valdir Carleto




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